A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) prestou homenagem aos funcionários que completaram 25 e 40 anos de trabalho em 2020, na tarde da última sexta-feira (18), no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã. A cerimônia contou também com a entrega da primeira edição do Prêmio Anísio Teixeira, em reconhecimento à contribuição dos técnico-administrativos que se destacaram em suas atividades laborais, em 2021.
“É muito importante que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro possa estar homenageando os servidores técnicos administrativos. A escolha por Anísio Teixeira para denominar esse prêmio, instituído pela Lei nº 6701/2014, de 11 de março de 2014 e aprovado pelo Conselho Universitário, é das mais felizes, devido a importância dele para a educação, para as universidades e para todos os profissionais”, afirmou o reitor Ricardo Lodi, durante a solenidade. De acordo com Lodi, durante a pandemia, a Uerj conseguiu promover vários avanços funcionais, com a instituição de diversos auxílios, como creche, moradia, digital. “A intenção é prosseguir com essas conquistas“, declarou.
A cerimônia contou com a apresentação do coral da Uerj, sob a regência do maestro Mário Assef e também com a interpretação de Larissa Venturini e do pianista Gabriel Mendes, que arrancaram aplausos calorosos da plateia. Na ocasião, 13 servidores receberam o Prêmio Anísio Teixeira, 310 foram homenageados por completarem 25 anos de trabalho e 68 por terem concluído 40 anos.
Entre os presentes ao evento, o vice-reitor Mário Sérgio Carneiro, o pró-reitor de Graduação Lincoln Tavares, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luiz Motta, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves, a pró-reitora de Assistência e Políticas Estudantis, Cátia Antônia, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves, a diretora do Centro de Tecnologia e Ciência (CTC), Nádia Pimenta, o diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH), Bruno Deusdará, o diretor do Centro Biomédico, Jorge Carvalho, a diretora do Centro de Ciências Sociais, Dirce Solis e a superintendente de Gestão de Pessoas, Claudia Mello.
“É uma alegria poder estar hoje entregando esse prêmio e fazendo essa homenagem aos nossos servidores, num momento em que a Uerj se expande, se abre para a sociedade fluminense, se articulando com os poderes constituídos, se articulando com a sociedade, com as comunidades externas. Hoje o Rio de Janeiro tem orgulho de ter essa universidade, o Rio de Janeiro tem orgulho de ser Uerj“, concluiu Lodi.