Uerj realiza maratona virtual em buscar de soluções para suas unidades de saúde

O evento acontecerá entre os dias 11/09 e 26/09 e os vencedores ganharão um troféu, prêmios em dinheiro e vales-compra para cada integrante

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está usando uma solução inovadora para solucionar questões do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Policlínica Piquet Carneiro. A instituição lançou um desafio aos seus alunos e professores: encontrar soluções inovadoras por meio de uma maratona virtual, nos moldes de um hackathon. O objetivo da iniciativa é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o trabalho em equipe e o desenvolvimento de produtos digitais.

Para isso, a Universidade criou a Liga de Startups Saúde Uerj, que está com inscrições abertas de 09/08 a 25/08 (para a comunidade da Uerj) pelo site. A maratona acontecerá entre os dias 11/09 e 26/09. A missão dos participantes é criar projetos capaz de atender às demandas dessas das unidades de saúde da Uerj.

Na primeira etapa, nos dias 11 e 18 de setembro, os participantes receberão treinamento com profissionais e lideranças variadas sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o mundo do empreendedorismo e como transformar ideias em soluções concretas. Já na segunda etapa, nos dias 25 e 26 de setembro, acontece a maratona propriamente dita, com o trabalho das equipes no desenvolvimento das soluções e sua apresentação à comissão julgadora.

Duas equipes serão vencedoras e terão oportunidade de desenvolver e implementar seus projetos com apoio do Departamento de Inovação da Uerj (InovUerj), além de faturarem troféus, prêmios em dinheiro e vales-compra para cada integrante. O evento contará com dez equipes multidisciplinares, cada uma com cinco estudantes e um professor. Também haverá palestras abertas ao público.

Advertisement

Maria Isabel de Castro, uma das organizadoras do evento e professora da faculdade de Odontologia da Uerj, explica que o projeto visa estimular a comunidade a pensar “fora da caixinha”.

O empreendedorismo e a inovação fazem parte desse ecossistema movido por uma hélice tripla, representada pela universidade, sociedade e governo. Estamos semeando este conceito entre professores e alunos, com a parceria da sociedade civil”, afirma a professora.

As palestras abertas ao público serão as seguintes:

  • Dia 14/9, das 19h às 20h / José Alberto S. Aranha, Assessor de Inovação da Diretoria Regional do Senac RJ, Fundador do Instituto Genesis (PUC/RJ). “Empreendimentos de parcerias na área da Saúde – Bem-estar”
  • Dia 15/9, das 19h às 20h / Luciana Hauaji Lima Machado, Consultora Sebrae. “Como criar uma startup?”
  • Dia16/9, das 19h às 20h / Ladmir Carvalho, Presidente Alterdata Software. “O case Alterdata, erros e acertos”
  • Dia 20/9, das 19h às 20h / Juliana Alencar, Sócia e Chief Culture Officer da StartSe. “O segredo das empresas inovadoras”
  • Dia 22/9, das 19h às 20h / Paulo Spacca, Presidente Associação Brasileira de Internet das Coisas. “IoT – você usa e nem sabe como e o que é”
  • Dia 23/9, das 17h às 20h / Evento G-10. “Encontro de Empresários G10 – Inteligência Artificial”
  • Dia 24/9, das 19h às 20h / Evaldo Pedrosa & Kaique Sbampato,
    Coordenador Academy Sai do Papel & Curadoria Rio Innovation Week
    “Como criar e capturar valor através do empreendedorismo e da inovação?”
  • Dia 25/9, às 9:30h / Jackie Silva, medalhista olímpica.

 

 

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj realiza maratona virtual em buscar de soluções para suas unidades de saúde
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui