Foto: Reprodução

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está usando uma solução inovadora para solucionar questões do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Policlínica Piquet Carneiro. A instituição lançou um desafio aos seus alunos e professores: encontrar soluções inovadoras por meio de uma maratona virtual, nos moldes de um hackathon. O objetivo da iniciativa é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o trabalho em equipe e o desenvolvimento de produtos digitais.

Para isso, a Universidade criou a Liga de Startups Saúde Uerj, que está com inscrições abertas de 09/08 a 25/08 (para a comunidade da Uerj) pelo site. A maratona acontecerá entre os dias 11/09 e 26/09. A missão dos participantes é criar projetos capaz de atender às demandas dessas das unidades de saúde da Uerj.

Na primeira etapa, nos dias 11 e 18 de setembro, os participantes receberão treinamento com profissionais e lideranças variadas sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o mundo do empreendedorismo e como transformar ideias em soluções concretas. Já na segunda etapa, nos dias 25 e 26 de setembro, acontece a maratona propriamente dita, com o trabalho das equipes no desenvolvimento das soluções e sua apresentação à comissão julgadora.

Duas equipes serão vencedoras e terão oportunidade de desenvolver e implementar seus projetos com apoio do Departamento de Inovação da Uerj (InovUerj), além de faturarem troféus, prêmios em dinheiro e vales-compra para cada integrante. O evento contará com dez equipes multidisciplinares, cada uma com cinco estudantes e um professor. Também haverá palestras abertas ao público.

Maria Isabel de Castro, uma das organizadoras do evento e professora da faculdade de Odontologia da Uerj, explica que o projeto visa estimular a comunidade a pensar “fora da caixinha”.

O empreendedorismo e a inovação fazem parte desse ecossistema movido por uma hélice tripla, representada pela universidade, sociedade e governo. Estamos semeando este conceito entre professores e alunos, com a parceria da sociedade civil”, afirma a professora.

As palestras abertas ao público serão as seguintes:

  • Dia 14/9, das 19h às 20h / José Alberto S. Aranha, Assessor de Inovação da Diretoria Regional do Senac RJ, Fundador do Instituto Genesis (PUC/RJ). “Empreendimentos de parcerias na área da Saúde – Bem-estar”
  • Dia 15/9, das 19h às 20h / Luciana Hauaji Lima Machado, Consultora Sebrae. “Como criar uma startup?”
  • Dia16/9, das 19h às 20h / Ladmir Carvalho, Presidente Alterdata Software. “O case Alterdata, erros e acertos”
  • Dia 20/9, das 19h às 20h / Juliana Alencar, Sócia e Chief Culture Officer da StartSe. “O segredo das empresas inovadoras”
  • Dia 22/9, das 19h às 20h / Paulo Spacca, Presidente Associação Brasileira de Internet das Coisas. “IoT – você usa e nem sabe como e o que é”
  • Dia 23/9, das 17h às 20h / Evento G-10. “Encontro de Empresários G10 – Inteligência Artificial”
  • Dia 24/9, das 19h às 20h / Evaldo Pedrosa & Kaique Sbampato,
    Coordenador Academy Sai do Papel & Curadoria Rio Innovation Week
    “Como criar e capturar valor através do empreendedorismo e da inovação?”
  • Dia 25/9, às 9:30h / Jackie Silva, medalhista olímpica.

 

 

 

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui