Uerj recebe ciclo de palestras ‘135 anos após a abolição: o negro, de bom escravo a mau cidadão?’

Palestras têm como finalidade compreender a formação sócio histórica brasileira a partir da interconexão entre raça, gênero e classe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

O ciclo de palestras “135 anos após a abolição: o negro, de bom escravo a mau cidadão?” teve início na noite dessa segunda-feira (8), na Capela Ecumênica, campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento tem como finalidade compreender a formação sócio histórica brasileira a partir da interconexão entre raça, gênero e classe, colocando a população negra como protagonista de um projeto de emancipação popular. As palestras serão realizadas até o dia 11 nos espaços acadêmicos da Uerj,  Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

” A Uerj é berço de formação, de luta, de inclusão social, da educação.  Muito importante reconhecer aqueles que nos antecederam a conquistar o espaço da coisa pública, precisamos reconstruir o processo civilizatório da nossa nação”, afirmou o vice-reitor Lincoln Tavares.

O ciclo contou com a promoção do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT), do Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento e Educação Theotônio Santos (Proded-TS), da Fundação Lauro Campos e Mariele Franco (FLCMF) e da Editora Dandara.

Compareceram à cerimônia da abertura: o vice-reitor em exercício, Lincoln Tavares, a pró-reitora de Extensão e Cultura; Cláudia Gonçalves, a pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, Catia Antonia Silva; o vice-diretor do IFHT, Carlos Alberto Oliveira; o idealizador do projeto de Ações Afirmativas,  Gabriel Siqueira, o professor do Proded-TS, Bruno Miranda Neves; o deputado federal Pastor Henrique Vieira, a deputada estadual, Renata Souza; o   representante do Ministério da Igualdade Racial, Yuri Silva, o representante da FLCMF, Severino Bill, entre outros.

Advertisement

A programação completa do evento está disponível na página flcmf.org.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj recebe ciclo de palestras ‘135 anos após a abolição: o negro, de bom escravo a mau cidadão?’
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui