Na última quarta-feira, (25/01), um gesto para estreitar os laços entre Brasil e Japão aconteceu na UERJ. O Consulado Geral Japonês no Rio de Janeiro fez uma doação de livros da Nippon Foundation à biblioteca de Ciências Jurídicas da Uerj (CCS/C).
Coordenadores da Faculdade de Direito escolheram, em uma lista prévia, publicações na área de ciências sociais. As 107 obras, editadas majoritariamente em inglês, embasarão os estudos e pesquisas sobre direito, economia, história e literatura, entre outros temas relacionados ao Japão.
Os livros doados integram agora o acervo da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da Uerj – e estão em fase de tratamento técnico e descritivo (catalogação, classificação e preparo). Os exemplares somam-se a outros 130 recebidos em 2022 pela biblioteca CEH/B (Educação e Humanidades) – Artes, Educação Física e Letras.
A doação visa a fomentar o estudo acadêmico na área jurídica com foco no Japão, abrindo novas possibilidades de pesquisas na graduação e pós-graduação.
Segundo a diretora de Cooperação Internacional, Cristina Russi, o aumento do interesse na pesquisa sobre o direito japonês estimula novas parcerias com o país asiático e contribui para a internacionalização da Universidade.
O reitor Mario Carneiro destacou a atuação conjunta com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a relevância do acervo recebido. “A Uerj representa muito em termos de inclusão social no país e, ao mesmo tempo, é uma instituição que se abre para o mundo, como mostra este convênio, que tantos benefícios tem trazido à Universidade. É uma honra receber uma doação tão importante para nossos alunos”, afirmou.
Durante a leitura da carta de doação, o cônsul-geral adjunto do Japão no Rio de Janeiro, Hiroshi Teramichi, apontou que mais de 74 mil publicações já foram enviadas a instituições de 130 países. “Hoje tenho o prazer de incluir a Uerj nesse grupo. Espero que os jovens estudantes brasileiros utilizem amplamente esses livros e possam não somente aprofundar o seu conhecimento sobre o Japão, mas também expandir as relações de amizade entre os dois países”, frisou.
A professora Heloísa Helena Barboza, diretora da Faculdade de Direito, ressaltou o histórico vínculo acadêmico e cultural entre a Uerj e o Japão. “Nesta já longa trajetória, merece destaque o sucesso profissional que vem sendo obtido pelos alunos que participam dos programas de intercâmbio com universidades japonesas. Agradeço a doação dos livros jurídicos, material precioso que enriquecerá nossos estudos e pesquisas”, disse.
Além da doação das obras, a solenidade incluiu ainda palestra ministrada pelo professor Nobuaki Hamaguchi, do Instituto de Pesquisa em Administração e Economia da Universidade de Kobe, com o tema “Cooperação Brasil-Japão: para a dinâmica de fortalecimento desde a complementaridade até a criação de valor compartilhado”.