Uerj recebe doação de mais de 12 mil livros do ex-ministro Roberto Amaral

As obras serão catalogadas e disponibilizadas online

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Uerj)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebeu a doação de cerca de 12 mil livros do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Ricardo Amaral, na tarde dessa quinta-feira (11/05). A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Rede de Bibliotecas Sirius, no campus Maracanã, na Zona Norte do Rio.

É um momento histórico para a nossa Universidade, receber essa doação. É um presente magnífico o que o ex-ministro Roberto Amaral está oferecendo à Uerj e aos nossos alunos. Com certeza vai reverter em muito aprendizado e conhecimento”, afirmou o reitor Mario Carneiro.

Os livros organizados em temas como História do Brasil, Filologia, Grandes Autores, Memorialística e Estado do Brasil, serão direcionados às bibliotecas da Rede Sirius após o falecimento do jornalista e político cearense, que presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) até 2014.

As obras serão catalogadas e  disponibilizadas online, para consulta e empréstimodomiciliar. Apenas os itens considerados raros ou valiosos terão acessorestrito e poderão ser consultados apenas no Núcleo de Memória, Informação eDocumentação (Núcleo MID).   

Advertisement

Quando eu trago a biblioteca para cá, eu entendo que ela vai ficar para além de mim. Essa é uma universidade inovadora, a primeira que democratizou o acesso aos porbres e negros. Cumpro um dever de socialista prestando uma homenagem à universidade brasileira”, declarou Roberto Amaral.

Tambpem estiveram presentes na solenidade o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Mota, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, o subsecretário de Planejamento e Gestão, Bruno Sobral, a diretora da Rede Sirius, Leila Andrade, entre outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj recebe doação de mais de 12 mil livros do ex-ministro Roberto Amaral
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui