A Diretoria de Informática (Dinfo) da Uerj desenvolveu uma aplicação para emissão de passaporte vacinal destinado à comunidade acadêmica. A ideia do documento padronizado é facilitar o dia a dia de quem frequenta os diversos campi, agilizando o procedimento de verificação sobre o esquema vacinal.
Para solicitar o passaporte, é preciso acessar o formulário específico para cada categoria – trabalhadores (incluindo servidores e terceirizados), estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação. É necessário ter em mãos no momento do preenchimento: número do CPF, matrícula e arquivo PDF, JPG ou PNG com o comprovante de vacinação, preferencialmente o emitido pelo ConecteSus, com QR-Code. Em caso de foto do cartão de papel, a imagem deve mostrar as doses e o nome da pessoa imunizada de forma legível.
De acordo com a Dinfo, os primeiros passaportes serão disponibilizados no dia 14 de fevereiro, podendo ser impressos ou baixados no celular. Nas próximas etapas, a previsão é que o cartão esteja no ar em até 72 horas após o envio das informações, dependendo da demanda. As dúvidas sobre o tema devem ser enviadas para o e-mail passaportevacinal@uerj.br.
Como determinado pela Resolução 10/2021, para entrar nas dependências da Universidade, alunos e trabalhadores devem comprovar a imunização contra a Covid-19.
Isto nem deveria ser notícia. Passaporte de vacina: vergonha nacional.