UFRJ busca voluntários para mapear efeitos do calor na cidade do Rio

Objetivo do projeto é compreender o impacto das altas temperaturas na saúde do carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Artur Moês (SGCOM/UFRJ)

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima/UFRJ) está com inscrições abertas até quinta-feira, (26/01), para voluntários no projeto Observatório do Calor do Rio de Janeiro. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a agência norte-americana de Administração Oceânica e Atmosférica e integra o Heat Watch 2022. O objetivo é mapear o calor e compreender o impacto das altas temperaturas na saúde do carioca.

O Centro de Operações Rio (COR), por meio do Sistema Alerta Rio, afirmou que a cidade registrou, em (15/01), temperaturas acima dos 40ºC em Irajá e a sensação térmica bateu 54ºC na Zona Norte, recorde no verão.

A professora Núbia Beray, coordenadora do GeoClima, disse, ao Conexão UFRJ, que dias mais quentes estão sendo cada vez mais frequentes por causa das mudanças climáticas. A docente destaca que a ocupação do solo e o relevo da cidade também são fatores para o aumento da temperatura no Rio, já que a urbanização cria ilhas de calor, locais em que as altas temperaturas ficam concentradas, como em Irajá.

Por isso, o projeto Observatório do Calor percorrerá 26 locais da Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul para entender melhor o comportamento do calor na superfície dos espaços da cidade. Os carros, disponibilizados pela Prefeitura do Rio e pelos voluntários, receberão sensores para captar dados atmosféricos. É possível se inscrever como motorista, que deverá seguir uma rota determinada, ou como navegador, que ajudará no caminho e na proteção do equipamento. Serão feitas medições pela manhã, tarde e noite para verificar a temperatura e a umidade do ar no Rio.

Advertisement

O GeoClima quer relacionar esses dados com o relato dos cariocas que se expõem ao calor intenso neste verão.

O projeto conversou com profissionais da limpeza urbana, ambulantes e pessoas em situação de rua para saber como eles lidam com o calor. Todos se sentem desconfortáveis. No caso dos lixeiros, a professora Núbia destaca que, apesar de protegidos pela roupa, a exposição não é adequada: “Ela preserva da incidência de raios solares, mas até certo ponto. Ao mesmo tempo, essa roupa vai gerar um calor interno, porque é uma vestimenta pesada. Então você se protege, mas fica desconfortável porque começa a aumentar sua temperatura corporal, e um dos mecanismos de ter uma regulação é o suor. Com isso, você começa a perder água.”

O calor excessivo e a pouca umidade também podem agravar doenças respiratórias, cardiovasculares e renais. Para minimizar o calor sentido na cidade, algumas alternativas são aumentar as áreas de sombra, com o plantio de árvores, e instalar bebedouros em prédios públicos para que a população não sofra com desidratação.

Observatório do Calor, de acordo com a professora, será fundamental para que a Prefeitura do Rio possa desenvolver políticas públicas a partir do levantamento das áreas mais quentes da cidade.

Para ser voluntário no projeto, clique aqui.

Informações do portal Conexão UFRJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ busca voluntários para mapear efeitos do calor na cidade do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui