UFRJ desenvolve biorreator para transformar poluição da Baía de Guanabara em energia elétrica

UFRJ lança biorreator no projeto Hiperorgânicos 11, transformando poluição da Baía de Guanabara em energia elétrica. Evento gratuito de 5 a 8 de novembro explora arte e tecnologia para sustentabilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Núcleo de Artes e Novos Organismos (Nano-UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançará, na próxima semana, um inovador biorreator capaz de gerar energia elétrica a partir de água poluída e algas marinhas da Baía de Guanabara. Equipado com um sistema autônomo de navegação que utiliza boias, propulsores e painéis solares, o dispositivo será testado na Ilha do Fundão, durante o evento colaborativo “Hiperorgânicos 11 – Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridação, Biotelemática e Transculturalidades”. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 8 de novembro na Escola de Belas Artes da UFRJ.

O projeto, liderado pela coordenadora do Nano-UFRJ, Malu Fragoso, visa utilizar o biorreator como uma estação-laboratório flutuante, capaz de monitorar e processar dados ambientais que serão transformados em uma instalação artística. Esta edição do “Hiperorgânicos”, com o tema “Flutuações”, busca inspirar novas perspectivas sobre a intersecção entre arte, ciência e tecnologia.

Fragoso explica que o projeto surgiu em sintonia com a “Década dos Oceanos”, iniciativa da ONU para proteger os ecossistemas marinhos. “Queremos explorar a poluição marítima e transformar a observação em arte e a matéria orgânica em energia”, comenta.

O evento terá ainda a participação de Jonas Esteves de Bem, doutorando em Poéticas Interdisciplinares, e contará com um OpanLab (laboratório aberto) de três dias, seguido de um simpósio no Parque Tecnológico da UFRJ, tudo gratuito ao público.

Serviço

  • Evento: Hiperorgânicos 11 – Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte
  • Local: Escola de Belas Artes da UFRJ, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro
  • Data: 5 a 8 de novembro
  • Programação: OpanLab de 5 a 7 de novembro; Simpósio em 8 de novembro
  • Acesso: Gratuito, informações em hiperorganicos.art

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ desenvolve biorreator para transformar poluição da Baía de Guanabara em energia elétrica
lapa dos mercadores 2024 UFRJ desenvolve biorreator para transformar poluição da Baía de Guanabara em energia elétrica

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui