UFRJ e Agência Lupa estabelecem parceria para combater fake news

A Iniciativa contém cursos, eventos e projetos de educação midiática gratuitos para o público

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação UFRJ

A Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Agência Lupa, de checagem de fatos, firmaram parceria em um projeto de combate à desinformação. O acordo tem como objetivo ampliar e fortalecer as ações extensionistas voltadas para o combate a fake news envolvendo vacinas, eleições, meio ambiente, entre outros temas.

“Iniciativas como essa ajudam a construir redes colaborativas para enfrentar um problema tão central hoje que é a desinformação”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes.

Por conta do intercâmbio, a UFRJ irá enviar estudos e iniciativas sobre desinformação para a agência, que serão incluídos em um repositório próprio, com lançamento previsto para este ano. O acordo não prevê nenhum tipo de custo.

Advertisement

“Queremos integrar nossa expertise na atuação de checagem e educação midiática com a relevância dos projetos de extensão que a UFRJ tem em diferentes áreas do conhecimento, afinal a desinformação é um fenômeno que atravessa todas elas”, explicou Raphael Kapa, coordenador de Educação da Lupa.

Impacto da Extensão da UFRJ

Com 3 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ e Agência Lupa estabelecem parceria para combater fake news
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Importante mesmo, pois o Leonardo Di Caprio depois de postar aquela foto de 2014 e fica usando seu jato particular pra cima e pra baixo pegou muito mal… mas gostaria de saber quem irá “checkar” os “checkadores”.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui