UFRJ e Agência Lupa firmam parceria para combater fake news

A UFRJ enviará pesquisas e iniciativas sobre desinformação à Lupa, que incluirá o conteúdo na plataforma Achado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
UFRJ fecha parceria com Agência Lupa para combater a desinformação / Foto: Reprodução

Um dos grandes desafios da era digital é o combate à desinformação. Mirando em tamanho e complexo problema, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Agência Lupa estabeleceram uma parceria para combater as fake news, através de palestras, cursos e projetos de ação midiáticas gratuitos ao público. Eleições, vacinas e meio ambiente serão alguns dos temas abordados. As informações são do Diário do Porto.  

A UFRJ enviará pesquisas e iniciativas sobre desinformação à Lupa, que incluirá o conteúdo na plataforma Achado, cujo lançamento está previsto para acontecer até o final de 2022. Sobre o papel social da universidade, professora e pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes, comentou que a UFRJ, após o acordo, passa a atuar como colaboradora midiática da difusão de informações verdadeiras e, portanto, confiáveis. “Iniciativas como essa ajudam a construir redes colaborativas para enfrentar um problema tão central hoje que é a desinformação”, disse Ivana Bentes.

Somente em 2021, a Lupa checou mais de 500 conteúdos, a maioria deles relacionados à pandemia e às vacinas de Covid-19. O coordenador de Educação da agência, Raphael Kapa, celebrou a parceria entre as instituições e ressaltou que ela é estratégica diante do atual contexto nacional.  “Queremos integrar nossa expertise na atuação de checagem e educação midiática com a relevância dos projetos de extensão que a UFRJ tem em diferentes áreas do conhecimento. Afinal, a desinformação é um fenômeno que atravessa todas elas”, afirmou Kapa.

Pró-reitoria da UFRJ vai ampliar serviços oferecidos à sociedade

Com mais de 3 mil projetos em diferentes áreas, a pró-reitoria da UFRJ quer ampliar os serviços oferecidos à sociedade. As ações de extensão, segundo a instituição, atingem mais de 2 milhões de pessoas ao ano, no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, através de oficinas e cursos de capacitação, eventos e pesquisas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ e Agência Lupa firmam parceria para combater fake news
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui