A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) figura entre as melhores universidades brasileiras segundo o “Webometrics Ranking of World Universities”, pesquisa espanhola publicada em janeiro. Além da UFRJ, a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também estão na relação.
O levantamento é feito pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, órgão de pesquisa espanhol, e considera três indicadores: visibilidade (impacto do conteúdo na internet), excelência (principais artigos citados) e transparência (principais pesquisadores citados).
A USP foi a primeira universidade brasileira a aparecer no ranking, na 67ª colocação. A Unicamp ficou na 268ª posição, e a UFMG em 286ª. Depois, vem uma sequência de mais seis universidades federais e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Veja as 10 melhores universidades brasileiras segundo o ranking espanhol:
- USP – 67ª colocação
- Unicamp – 268ª
- UFMG – 286ª
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – 305ª
- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – 347ª
- Unesp – 381ª
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – 438ª
- UnB (Universidade de Brasília) – 496ª
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – 547ª
- UFPR (Universidade Federal do Paraná) – 612ª
Ranking geral
O resultado completo mostra que os Estados Unidos dominam as primeiras colocações. Até a 14ª posição, 11 instituições são norte-americanas, com apenas três do Reino Unido.
A Universidade de Harvard, Stanford e MIT ocupam as primeiras colocações, segundo o “Webometrics Ranking of World Universities”.
Motivo de orgulho a UFRJ. Pena que já viveu (ou vive, não sei) situações de falta de água, luz e papel higiênico. Educação é tudo, e agora com a lei das cotas ficou mais democrática e sanou em termos uma injustiça com povos escravizados.
O tanto que escorre de recursos públicos nessa e em outras universidades públicas, o mínimo é estar entre as melhores mesmo…
Ainda assim é muito cara. Precisa repensar o gasto com universidades públicas.
Gasta-se 2 bilhões apenas com auxílio moradia dos estudantes de origem em outros estados que ingressam por meio de políticas acesso como Sisu. Fora auxílio para materiais das próprias universidades. Isso tem que acabar!