UFRJ oferece workshop gratuito para regência de bandas

Encontro acontece no dia 7 de dezembro, na Escola de Música da UFRJ e será conduzido pelo maestro e Marcelo Jardim, com assistência de Gabriel Dellatorre. Atividade será seguida por um Laboratório de Regência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcelo Jardim rege a Orquestra de Sopros da UFRJ – foto de divulgação

No dia 7 de dezembro, acontece na Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio, o Workshop de Regência de Banda. Na sequência, será oferecido o Laboratório de Regência de Banda, no qual será posto em prática o que for abordado no encontro. Conduzido pelos maestros Marcelo Jardim (professor e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ) e Gabriel Dellatorre (assistente, também da EM/UFRJ) e é uma ação do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, que integra o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

O workshop de Regência de Banda

No workshop de Regência de Banda serão abordados aspectos técnicos relacionados ao gestual e aos desafios com que os regentes se deparam em seus ensaios e apresentações. Serão tratados os princípios básicos da técnica de regência, com foco na preparação consciente dos estudos, padrões de gestual, impulsos, gestual preparatório etc; bem como questões sobre o estudo da partitura, identificação dos estilos das obras a serem trabalhadas, técnicas de ensaio, preparação de repertório e outras. Será valorizada a troca de experiências dos participantes e as questões abordadas serão sempre trabalhadas através do repertório a ser ensaiado em uma banda laboratório.

O Laboratório de Regência de Banda

O laboratório de Regência de Banda será o momento para a prática de regência, organizado no formato de ensaio de pequenas obras musicais ou trechos de peças, que apresentam informações de importância para o estudo detalhado por parte do regente. O Laboratório será a parte prática do workshop de regência de banda e abordará os aspectos diretos do ensaio, preparação de obra, aplicação direta dos conceitos técnicos sobre padrões e planos de gestual, padrões métricos, trajetórias e impulsos, entradas, fermatas etc.

Serviço:
Workshop de Regência de Banda e Laboratório de Regência de Banda
Quando: 7 de dezembro de 2023
Onde: Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20021-290.
Inscrições: por meio de formulário disponível em: https://forms.gle/7jwUxC23bsf7x9Sd8

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ oferece workshop gratuito para regência de bandas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 UFRJ oferece workshop gratuito para regência de bandas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui