Imagem: Divulgação/Extensão UFRJ.

De 12 a 16/07, a Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) realiza a segunda edição do Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis. A proposta deste ano é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente. 

Entre os temas que compõem o evento estão inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid. 

É uma honra realizar mais uma edição do Festival do Conhecimento – que agora faz parte do calendário da UFRJ – em meio a um aparente negacionismo epidêmico. Essa casa centenária de ciência vem se reinventando e sendo resposta às perguntas de nosso tempo e dos tempos que ainda virão” – afirma a reitora, Denise Pires de Carvalho. “A UFRJ é esse local para aproximar sociedade e pensamento científico para que possamos, juntos, projetar esses futuros possíveis” – completa. 

Vamos falar de urgências, impasses, mas também de novas possibilidades de vida, novas linguagens, tecnologias do comum, inovação cidadã para enfrentar as crises de saúde, humanitária, política, econômica e ambiental no tempo iminente” – explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do evento.

Convidados especiais

Margareth Menezes, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina e Urias. Crédito: Divulgação/Extensão UFRJ.

Participam das mesas virtuais, professores e pesquisadores da UFRJ como o epidemiologista Roberto Medronho, a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, vacina contra a covid-19, e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Paulo Lee Ho (Instituto Butantan), Marco Krieger(Fiocruz) e o líder indígena Ailton Krenak se juntam à lista, que terá mais de 50 destaques.

Os cinco dias de programação englobam rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. Estão confirmados nomes como o do ator Lázaro Ramos, da youtuber Nath Finanças, e da ministra do STF, Cármen Lúcia

O evento terá ainda a presença do escritor Daniel Munduruku, da cantora Margareth Menezes, do pastor Henrique Vieira e do deputado federal Alessandro Molon. A cantora Teresa Cristina se apresenta no encerramento do festival. 

Além da troca com essas figuras, o festival proporciona o encontro e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Conecta a universidade com a cidade e integra nossa comunidade universitária de quase cem mil pessoas – estudantes, professores, técnicos, terceirizados – com o grande público. Afinal, essa é a função da extensão: compartilhar ciência, cultura e pesquisas de ponta que produzem impacto social direto” – completa Bentes.

Inscrições abertas para o público

Ao todo, o Festival do Conhecimento terá mais de 500 mesas, sendo 50 delas com nomes muito conhecidos do público brasileiro, nas ciências, artes, política, justiça, movimentos sociais, mídia e outras áreas. A expectativa da organização é atingir a marca de 30 mil participantes em salas totalmente virtuais, com programação divulgada nos próximos dias.

As inscrições para ouvintes continuam abertas. Quem se inscrever nesta modalidade receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. O evento terá transmissão na íntegra nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e Youtube.

SERVIÇO:
Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis
Quando: de 12/07 à 16/07
Onde: No canal de Youtube da Extensão, no canal de Youtube da UFRJ e no Facebook da UFRJ
Programação e inscriçõesneste link
Inscrições abertas até o dia 11/07
Evento online e gratuito

carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui