UFRJ sobe em ranking internacional e se mantém como melhor universidade federal do Brasil

Segundo o The World University Ranking 2024, a UFRJ permanece como uma das melhores universidades do mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) subiu na edição deste ano do The World University Ranking, um dos mais respeitados rankings internacionais, e se manteve na liderança entre as universidades federais no país. Segundo o estudo publicado na quarta-feira, (27/9), a universidade agora está na 601ª posição, da 800 melhores instituições de ensino superior, retomando patamares pré-pandêmicos. Na edição 2020 e 2021, a UFRJ havia figurado entre as 801-1.000 e, em 2022 e 2023, entre as 1.001-1.200.

Com o resultado, no cenário global, a instituição fica pareada com outras como a Universidade do Alabama (Estados Unidos), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Córdoba (Espanha). No cenário nacional, a Universidade de São Paulo (USP) capitaneia a lista. A UFRJ ficou empatada com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No pódio da lista global, estão a Universidade de Oxford, a Universidade Stanford, em segundo, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). O Brasil conta com 67 instituições ranqueadas.

Na 20ª edição, o ranking avaliou aproximadamente 1.900 universidades de 108 países. O estudo considerou 18 quesitos, em cinco categorias: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Internacionalização.

Advertisement

Maior universidade federal do Brasil, a UFRJ tem em seu corpo social cerca de 65 mil estudantes (anualmente, 5 mil formam-se na graduação e 2,6 mil dissertações e teses são produzidas), 4 mil docentes (9 em cada 10 têm doutorado), 3,7 mil técnicos-administrativos atuantes nos hospitais da instituição e 5,6 mil nas demais unidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ sobe em ranking internacional e se mantém como melhor universidade federal do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui