UFRJ tem duas áreas de estudo entre as 100 melhores do mundo

Outras 22 áreas da UFRJ também se destacaram e estão entre as 250 melhores do planeta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
UFRJ, Fundão, Cidade Universitaria, Rio de Janeiro por Omar Uran

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está entre as 100 melhores universidades do mundo nas áreas de Arquitetura e Estudos de Desenvolvimento. As disciplinas são avaliadas no QS World University Ranking by Subject 2021, divulgado nesta semana.

A área de Arquitetura da UFRJ, ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), ficou em 6º lugar na América Latina e em 2º no Brasil.

Já Estudos de Desenvolvimento, ligada ao Instituto de Economia (IE) e ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), figurou na 3ª posição na região latino-americana e na 1ª colocação no país.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, celebrou mais uma conquista Instituição:

Advertisement

“É um orgulho para a UFRJ termos duas áreas entre as 100 melhores do mundo. Isso mostra a diversidade da Universidade. Apesar do nosso subfinanciamento, seguimos um trabalho sério e de excelência. Parabéns a todo o corpo social da UFRJ! Vamos seguir com esse espírito, sempre buscando a excelência acadêmica no ensino, de maneira indissociável da pesquisa e da extensão e, com isso, ampliar as áreas da UFRJ que são reconhecidas entre as melhores do mundo”

O estudo avalia cinco grandes áreas do saber: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências Sociais e Administração, Ciências da Vida e Medicina e Ciências Naturais. Na UFRJ, as três primeiras áreas apresentaram melhoria de desempenho no cenário internacional em comparação com a avaliação do ano passado.

Veja no gráfico a trajetória da Universidade por grande área nos anos de 2019, 2020 e 2021:

Grafico colocacoes UFRJ tem duas áreas de estudo entre as 100 melhores do mundo
UFRJ no QS World University Ranking by Subject 2019-2021 | Arte: Guilherme Vairo (Coordcom/UFRJ), com dados do Escritório de Gestão de Indicadores (GDI/Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ)

Top 101-150

Nas subáreas do conhecimento, não só Arquitetura e Estudos de Desenvolvimento tiveram destaque global. Isso porque a UFRJ tem 10 campos entre os 150 melhores do mundo. Confira a lista e a posição de cada um na América Latina e no Brasil:

SubáreaPosição América LatinaPosição Brasil
Arqueologia
Engenharia Química
Engenharia Civil e Estrutural
Geografia
História
Linguística
Línguas Modernas12ª
Farmácia e Farmacologia
Política10ª
Estatística e Pesquisa Operacional

Top 151-200

Outras sete subáreas da UFRJ ficaram no grupo das 151-200 melhores do mundo. Confira:

SubáreaPosição América LatinaPosição Brasil
Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Economia e Econometria
Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Manufatura
Estudos Ambientais
Matemática
Física e Astronomia
Sociologia10ª

Top 201-250

Outras cinco subáreas da UFRJ ficaram no grupo das 201-250 melhores do mundo. Veja:

SubáreaPosição América LatinaPosição Brasil
Ciências Biológicas
Química
Engenharia Elétrica e Eletrônica10ª
Direito e Estudos Jurídicos17ª
Medicina

Top 251-300

Por fim, três campos da UFRJ ficaram no grupo dos 251-300 melhores do mundo. Veja:

SubáreaPosição América LatinaPosição Brasil
Educação e Treinamento10ª
Ciências dos Materiais

O ranking

Na 11ª edição do ranking, foram estudados cerca de 14 mil cursos de 1.440 instituições de ensino superior do planeta, sendo 32 brasileiras. No país, a Universidade de São Paulo (USP) teve o melhor desempenho. No cenário internacional, a Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) encabeçam a lista, com 12 cursos em primeiro lugar no mundo, cada uma.

Produzido desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em universidades, o estudo avaliou as instituições considerando quatro indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H (proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ tem duas áreas de estudo entre as 100 melhores do mundo
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Meu sonho estudar na UFRJ, realmente parece ser uma instituição muito boa, porém, temos que parar de nos comparar com a América Latina, que é a “série C/D” do mundo. Temos que nos comparar e almeijar competir com universidades europeias, americanas e asiáticas.

  2. Prezado jornalista. A reportagem está errada. Depois do centésimo lugar o ranqueamento é de cinquenta em cinquenta e os grupos de cinquenta estão em ordem alfabética. Logo, entre 101 e 150, o programa que vc diz estar em quarto lugar por exemplo na verdade está empatado com outros três. O que faz um aparecer na frente do outro entre o 101 e o 150 é apenas a ordem alfabética. Seria interessante você consertar a reportagem. Caso contrário, é um desserviço. Até a própria reitora da UFRJ incorreu em erro por causa da sua leitura errada. A UFRJ na verdade está muito melhor do que você aponta. Agradeço o conserto que tenho certeza que você fará. Obrigada.

  3. Tenho orgulho em ser Servifor Técnico Administrativo dessa tão merecidamente conceituada Instituição de Ensino Público. Ainda que existam governantes que nem o pé na calçada da UFRJ conseguiram colocar e não terão tal privilégio..!

  4. PARABENS, PARA A UFRJ, ALIÁS AS UNIVERSIDADES DO RJ SÃO DESTAQUES DIANTE DO MUNDO. A UFRRJ ALÉM DE BELÍSSIMA ESTRUTURA TBM É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES DO MUNDO. SÓ QUEM JA PASSOU POR LÁ; OU JA TEVE PARENTES ESTUDANDO LÁ É QUE RECONHECE. DEUS ABENÇOE AS UNIVERSIDADES QUE TEM ENFRENTADO OPOSIÇÕES DE PESSOAS QUE NÃO CONHECEM, NÃO CONHECEM (INFELIZMENTE).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui