A partir de 2025 os restaurantes universitários (RU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) servirão café da manhã para os alunos. O reitor, Roberto Medronho, confirmou nesta semana, em reunião com representantes do movimento estudantil. A medida foi um compromisso assumido pela gestão desde o processo eleitoral.
O valor da refeição está previsto em R$ 2 e inclui café com leite, pão com acompanhamento e fruta. O café será servido em copo de papel, material mais caro, mas que oferece sustentabilidade ambiental. Haverá opções veganas e vegetarianas. A viabilidade vinha sendo avaliada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Além disso, a UFRJ está em diálogo com os estudantes para coletar sugestões e feedback sobre as opções que serão oferecidas.
O pró-reitor, Eduardo Mach Queiroz, explicou que não houve liberação da Procuradoria Jurídica da UFRJ para um aditivo ao atual contrato dos restaurantes universitários. Por esse motivo, o café da manhã será objeto de uma nova licitação, com implantação prevista a partir do ano que vem.