Última parcela do IPTU vence na próxima segunda-feira

A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) alerta aos cidadãos para que fiquem atentos a sites fraudulentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio

Os contribuintes da Cidade do Rio que optaram pelo pagamento do IPTU em parcelas têm até a próxima segunda-feira (08/11) para pagar a décima e última cota do imposto. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) alerta os cidadãos para que fiquem atentos a sites fraudulentos que se passam pelo Carioca Digital para aplicar golpes.

A SMFP, por meio da Empresa Municipal de Informática (Iplan), já acionou a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) para que sejam investigadas denúncias de sites fraudulentos que enganam internautas com boletos falsos de pagamento das cotas de IPTU. Para não cair nesse golpe, contribuintes devem ficar atentos ao endereço correto do site oficial, além de não clicar em nenhum link enviado por terceiros ou em anúncios exibidos em resultados de buscas na internet. Quem tiver sido lesado por fraudadores deve procurar a polícia.

As guias oficiais em formato digital substituem o antigo carnê, que costumava ser enviado aos 1,6 milhão de contribuintes. No início deste ano, foram enviadas as guias em formato carta, com apenas uma folha e dois códigos de barras. Do lado externo, o da cota única, com desconto de 7%. Do lado de dentro, a primeira das 10 cotas para aqueles que optaram pelo pagamento parcelado. Todas as demais são acessíveis online. O não pagamento do tributo na data de vencimento implica na incidência de acréscimos moratórios.

Para acessar a guia de pagamento do IPTU, utilize o endereço eletrônico do carioca.rio.

Advertisement

Após entrar no site, os contribuintes deverão seguir os seguintes passos para gerar a guia:

1.  Acesse o portal carioca.rio.

2.  Role a tela para baixo e clique no botão IPTU 2020/2021.

3.  Insira seu número de inscrição, disponível em qualquer documentação do IPTU.

4.  Selecione o exercício 2021.

5.  Clique em prosseguir.

6.  Selecione as parcelas que desejar baixar para pagar.

7.  Com qualquer uma das opções selecionadas, aparecerá um botão para gerar o boleto

8.  Agora é só clicar.

Calendário de pagamento:

Cota única – 5 de fevereiro

1ª cota – 5 de fevereiro

2ª cota – 5 de março

3ª Cota – 8 de abril

4ª cota – 7 de maio

5ª cota – 8 de junho

6ª cota – 7 de julho

7ª cota – 6 de agosto

8ª cota – 8 de setembro

9ª cota – 7 de outubro

10ª cota – 8 de novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Última parcela do IPTU vence na próxima segunda-feira
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui