Último quilombola urbano do Rio, Renascença Clube realiza a 2ª edição da sua feira literária

FLIRENA tem como objetivo renuir escritores, poetas, educadores, sambistas e empreendedores interessados na cultura afro-brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A segunda edição da Festa Literária do Renascença (II FLIRENA) trará muitas novidades do mercado literário aos visitantes do evento, que acontece de 6 a 8 de outubro, das 10h às 22h. A atual edição ganhou uma parceira de envergadura, a Secretaria Municipal de Educação (SME), que levará alunos da rede municipal de ensino ao evento. A II FLIRENA tem como um dos objetivos renuir escritores, poetas, educadores, sambistas e empreendedores interessados na cultura afro-brasileira. A entrada é franca, e a classificação é livre. Menores só podem entrar acompanhados dos responsáveis legais.

“A valorização da história e da cultura negra é um compromisso diário em nossas escolas. Estamos constantemente nos aprimorando e ter a FLIRENA como ferramenta para difundir essa missão é muito importante”, afirmou o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha (PSD).

Por seu engajamento à causa negra, trajetória acadêmica e artística, Joel Rufino dos Santos será o grande homenageado da feira literária. O historiador teve trabalhos censurados durante os governos militares, tornando-se referência na luta por justiça social e defesa da cultura popular.

Feira do Livro Renascenca Clube Divulgacao Último quilombola urbano do Rio, Renascença Clube realiza a 2ª edição da sua feira literária
Divulgação

No primeiro dia de evento, a SME promoverá oficinas de criação poética, rodas de conversa, debates, entrevistas com escritores, contação de histórias afro e indígenas, confecção de coroas, entre outras atividades ligadas à importância histórica do negro no processo sociocultural brasileiro. A Secretaria levará à FLIRENA mil estudantes, da educação infantil ao ensino fundamental do município. Alunas da rede ganharão absorventes íntimos.

Advertisement

Nos três dias de FLIRENA, os visitantes terão contato com diversos autores, bem como estandes para lançamentos literários, editoras e livrarias. A programação da feira envolve ainda gastronomia afro-brasileira, além das tradicionais rodas de samba do Renascença.

O Renascença Clube é considerado um dos últimos quilombos urbanos da cidade do Rio de Janeiro. A realização da FLIRENA é uma forma de valorizar e divulgar a memória e as manifestações artísticas e acadêmicas da população afro-brasileira.

Confira a programação completa aqui.


Renascença Clube fica na Rua Barão de São Francisco, nº 54, Andaraí.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Último quilombola urbano do Rio, Renascença Clube realiza a 2ª edição da sua feira literária
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui