Último ‘Rolé Carioca’ de 2023 levará aos principais locais de produção artística do Centro do Rio  

O encontro do grupo, que percorrerá os principais pontos da Cinelândia e da Lapa, acontecerá no último sábado do mês, a partir das 10h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Credito: Alexandre Macieira

O evento Rolé Carioca está se programando para o seu último passeio do ano de 2023 no Centro do Rio de Janeiro. O percurso incluirá a passagem pela Cinelândia e Lapa, que já são conhecidas pelo público, porém, desta vez, convida-se os participantes a explorar a região sob a perspectiva da representatividade artística e vida cultural. A data do encontro está marcada para o último sábado do mês (28/10), com início às 10h, e como de praxe, gratuito e aberto a todos.

O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Petrobras e White Martins, sendo realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal União e Reconstrução. E além disso, o evento é patrocinado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e conta com o copatrocínio da Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs e da First RH Group.

O ponto de encontro designado é o Museu da Arte Moderna, o MAM, que é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade e desempenhou um papel significativo na história das artes visuais locais. E além de apreciar a paisagem e a arquitetura, os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre eventos que tiveram um impacto duradouro na arte brasileira, como a exposição dos famosos Parangolés de Hélio Oiticica, que foi um marco na cena artística da cidade.

O segundo ponto do itinerário é o Theatro Municipal. E nesse passeio, os participantes terão a chance de realizar um desejo comum entre muitos cariocas: entrar em um dos palcos mais emblemáticos do país. O local é um símbolo da reurbanização da cidade no início do século XX e continua sendo uma das casas de espetáculos mais extravagantes do Brasil. E além de ser palco para a dança e a música erudita, é repleto de obras de artistas renomados, como Eliseu Visconti, Rodolfo e Henrique Bernardelli, e estará aberto aos participantes do Rolé.

Advertisement

O percurso segue em direção à Lapa, onde destaca-se a Sala Cecília Meireles, uma casa de espetáculos reconhecida internacionalmente por sua notável acústica. Situada entre dois dos principais pontos turísticos da cidade, a Escadaria Selarón e os Arcos da Lapa, a Sala Cecília Meireles já desempenhou diversos papéis ao longo de sua história, desde mercearia e hotel até cinema. E atualmente, é um espaço dedicado a concertos de câmara e presta homenagem à poetisa e pianista amadora Cecília Meireles.

Em meio ao trajeto, será discutida a relevância da Lapa e da Cinelândia na cena cultural e social da cidade, bem como do país. O evento terminará na Fundição Progresso, que anteriormente era uma fábrica de fogos e agora é um dos mais versáteis e contemporâneos espaços culturais da cidade, acomodando diversas formas de arte, desde música até circo, teatro e dança. A Fundição abriga várias companhias e grupos cariocas, incluindo a renomada Orquestra Petrobras Sinfônica, que receberá os participantes do Rolé para mostrar um pouco de sua sede, conhecida pela sua notável arquitetura e diversidade.

O último Rolé deste ano é uma homenagem ao Centro do Rio e aos cidadãos cariocas, destacando locais com histórias que desempenharam um papel significativo na vida cultural e social da cidade.

Serviço: Rolé Carioca pelo Centro da Arte  

  • Data: 28/10
  • Horário: 10h  
  • Local: Centro do Rio
  • Ponto de encontro: MAM – Museu de Arte Moderna  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Último 'Rolé Carioca' de 2023 levará aos principais locais de produção artística do Centro do Rio  
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Último 'Rolé Carioca' de 2023 levará aos principais locais de produção artística do Centro do Rio  
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui