Últimos dias do RioHarpFestival 2024: maior festival de harpas do mundo se encerra no Rio de Janeiro

Evento gratuito acontece até 30 de setembro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e em outros pontos culturais da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jesus Suarez - harpa da Venezuela

O RioHarpFestival 2024, amplamente reconhecido como o maior festival de harpas do mundo, está em seus últimos dias no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), com apresentações até o dia 30 de setembro. O festival, que já se consagrou ao longo de mais de 10 anos no espaço, oferece entrada gratuita e uma programação diversificada, reunindo harpas tradicionais e inovadoras de diferentes continentes.

Nesta edição, o festival foi dividido em duas partes para responder à alta demanda de harpistas do mundo inteiro. A primeira fase, realizada em julho, homenageou a África. Agora, em setembro, a Europa é a região homenageada, em função da proximidade com a reunião da Cúpula do G20 no Brasil. Ao longo deste mês, a cidade se transformou na capital mundial das harpas, com apresentações de músicos de diversos países.

“O RioHarpFestival oferece uma alternativa cultural única de música clássica, integrando harpistas de países participantes do G20, e permitindo que seus consulados no Rio possam convidar compatriotas para prestigiar o evento”, explicou um dos organizadores. Estiveram presentes em julho harpistas de países como África do Sul, Argentina, Índia, Japão e México. Em setembro, o evento conta com músicos da Rússia, França, Argentina, Índia, além de outros países como Áustria, Croácia, Líbano, Peru e Venezuela.

Programação e destaques

Durante o mês de setembro, aproximadamente 80 músicos de diversas partes do mundo participam do festival, realizando 44 concertos distribuídos entre o Centro Cultural Banco do Brasil, o Espaço Cultural Sesc, a Biblioteca Nacional, o Museu da Justiça, o Centro Cultural Justiça Federal e o Palácio São Clemente. O evento se expande além do Brasil, com 10 concertos previstos para acontecer em países como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Croácia, Itália, Alemanha e Áustria.

Entre os destaques da programação, está a participação de Alexander (Sasha) Boldachev, um dos maiores harpistas contemporâneos, que abriu o festival em 1º de setembro com a Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré. Outros artistas renomados incluem a harpista Claire Le Fur, que traz uma combinação vibrante de música francesa e martinicana, e Edith Gasteiger, da Áustria, que apresenta um repertório de clássicos europeus.

O festival também oferece apresentações do Trio Fujyma Nippon, do Japão, que utiliza o koto (harpa japonesa) em uma apresentação envolvente, acompanhada pelos Tambores do Japão e pelo harpista brasileiro Alessandro Aguiar. Outros destaques incluem o Coral Vozes da África, sob a regência de Luis Lima, e os músicos africanos Muso N’Goni e Mukanya, que utilizam a kora, uma harpa africana de 12 cordas.

Os músicos brasileiros têm uma presença marcante, com apresentações de nomes como o Duo Alessandro Aguiar e Pierre Jatobá, o Quinteto de Sopros da Banda de Fuzileiros Navais, a harpista Giovana Sanches e o Allegro Trio de Harpas.

Inclusão social e integração comunitária

Um dos principais focos do RioHarpFestival é a inclusão social, promovendo a integração entre harpistas internacionais e grupos artísticos de comunidades brasileiras. A Camerata Uerê, da Comunidade da Maré, abriu o festival, e outras formações, como a Orquestra de Gaitas de Foles de São Gonçalo, também são destaques desta XIX edição.

Sobre o festival

Com 19 anos de tradição, o RioHarpFestival faz parte do projeto Música no Museu, iniciado em 1997 e reconhecido como a maior série de música clássica do Brasil. Desde sua criação em 2006, o festival atraiu milhares de espectadores no Brasil e no exterior, promovendo recitais com estilos musicais que vão do clássico ao rock, passando por ritmos latinos e brasileiros. O evento também se consolidou como um importante ponto de encontro internacional para músicos e apreciadores da harpa.

Serviço RioHarpFestival 2024

  • Data: De 1 a 30 de setembro de 2024
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ
  • Classificação: Livre
  • Capacidade: 153 lugares
  • Ingressos: Distribuídos 1 hora antes de cada concerto, na bilheteria física do CCBB
  • Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
  • Horário de funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fechado às terças)

Siga o CCBB RJ nas redes sociais:

Outros locais de apresentações:

  • Espaço Cultural Sesc: Rua Marques de Abrantes, 99
  • Centro Cultural Justiça Federal: Av. Rio Branco, 241
  • Palácio São Clemente: Rua São Clemente, 424, Botafogo
  • Museu da Justiça: Rua Dom Manuel, 29
  • Biblioteca Nacional: Rua México, s/n

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Últimos dias do RioHarpFestival 2024: maior festival de harpas do mundo se encerra no Rio de Janeiro
lapa dos mercadores 2024 Últimos dias do RioHarpFestival 2024: maior festival de harpas do mundo se encerra no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui