Dessa vez os dados apresentados tratam das zonas do Rio de Janeiro mais procuradas pelos cariocas para realizar compras, além das atividades mais realizadas nos centros comerciais da cidade. A pesquisa verificou que a maioria dos respondentes vive na Zona Norte da cidade, mas uma parcela significativa também é residente da Zona Sul, conforme indicado no mapa abaixo:
Como quase metade dos participantes (45,8%) afirmou que costumam fazer compras em lojas de rua/galerias ou de shoppings na zona onde moram, vemos que a Zona Norte acaba tendo predominância na questão comercial.
Um dado interessante, por outro lado, é que praticamente um a cada dez respondentes costuma realizar compras em uma zona diferente de onde mora. Em relação a esses participantes, a Zona Norte ocupa novamente a procura mais alta, mas, agora, o Centro supera a Zona Oeste. Apesar de não ser uma zona residencial por excelência, a vida comercial do Centro é bastante ativa:
Se já sabemos onde os cariocas compram, resta saber o que compram. Para isso, os participantes da pesquisa também foram perguntados sobre o que buscam fazer ao visitar centros comerciais e/ou shoppings:
Quase 20% dos cariocas buscam comprar roupas e acessórios pessoais quando visitam esses espaços, e quase a mesma quantidade vai a esses estabelecimentos para comer em restaurantes ou lanchonetes. De forma geral, as respostas mostram que essas visitas estão relacionadas não só a atividades puramente comerciais, mas também de alimentação e de lazer.
A pesquisa contou com uma amostra de 568 respostas, todas coletadas de forma online entre os dias 26 de abril e 4 de maio. O link do questionário foi divulgado por e-mail e nas redes sociais do Diário do Rio e do Instituto Rio21, bem como em matérias publicadas pelo Instituto Rio21 neste jornal.