Semana passada voltei a Lisboa para mais uma estadia curta para visitar a família, entre os dias 8 e 12 de julho. Além das visitas habituais a serem feitas nessa linda capital de Portugal, nos dedicamos ao prazer da gula e fomos experimentar o que a alta gastronomia de Lisboa podia nos oferecer.
A dica para estes restaurantes é fazer a reserva para não ter nenhuma surpresa desagradável e perder a chance de experimenta-los.
Restaurante Belcanto
Foi uma surpresa sensacional, pois quando chegamos de táxi ao Belcanto, na praça em frente estava tendo um concerto de musica clássica.
São três menu degustação, o de 360 graus, o de 180 graus e o de 90 graus.
Escolhemos o de 180 graus, composto de 22 pratos, alguns moleculares, como a azeitona e a cereja, que são magníficos. Para terminar foi servido uma sobremesa toda sobre tangerina.
Pastel de Belém
No dia seguinte fomos no Pastel de Belém e almoçamos lá bolinhos de bacalhau e os famosos pasteis de Belém.
Eleven
No jantar fomos ao Eleven, restaurante da escolha da nossa presidente Dilma, que ali esteve a poucas semanas.
Também existe o menu degustação, mas aqui decidimos pedir pratos individuais, entre eles o de leitão, que sem sombra de duvidas , o melhor que já comi e para terminar uma releitura do creme brulée
Porto de Santa Maria
E no almoço do dia seguinte, fomos a Cascais e aproveitamos para ir no restaurante Porto de Santa Maria.
Uma marisqueira como deve ser, e além da excelente comida, uma vista de se tirar o fôlego. O garçom traz a mesa uma travessa com o que há de melhor, para sua escolha, depois é só pesar e comer.
Recomendo o polvo a lagareiro.