Um livro sobre a história a história de um pai e um filho no Maracanã e Zico como coadjuvante

"O Velho e o Zico", de Gustavo de Almeira, é toda composta de crônicas sobre o Flamengo dos anos 70 e 80, que o jornalista viveu ao lado do pai enquanto assistia ao Galinho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um livro sobre como bons anos de convivência são uma forma de trazer melhores saudades. Essa é a definição do jornalista carioca Gustavo de Almeida, dá para o próprio e-book O VELHO E O ZICO, publicado na Amazon esta semana. A obra é toda composta de crônicas sobre o Flamengo dos anos 70 e 80 e a forma com que o jornalista (e roteirista do filme Intervenção, da Netflix) viveu aqueles anos ao lado do pai, José Joaquim de Almeida, então produtor e comerciante de filmes.

“São fragmentos que eu juntei ao longo dos anos, todos de memória. Depois que li Patrimônio, do Philip Roth, uma excepcional obra sobre a perda do pai dele, resolvi fazer algo parecido, mas sem a pretensão de estar no mesmo nível. E percebi que as grandes memórias com meu pai tinham o Flamengo e o Zico no meio” – lembra Gustavo.

A proposta de fazer um livro com erros, contando apenas com a memória, foi levada a sério. No fim do livro tem um apêndice com todas as correções.

Apenas um erro não teve correção, pois foi descoberto por um pré-leitor atento: a estreia de Zico na seleção brasileira eu reputava como sendo em 1975 mas foi em 1976. A verdade é que sou cercado de grandes biógrafos do Flamengo“.

Advertisement

Com efeito, o livro tem depoimentos de Maurício Neves de Jesus, autor da série Me Arrebata, a história do Flamengo em Quadrinhos (e diversas outras obras, incluindo o livro dos 70 anos do Zico), de Marcos Eduardo Neves, biógrafo de diversos craques como Renato Gaúcho, Alex e Nunes, e de Arthur Muhlenberg, autor de livros sobre os principais títulos do Flamengo desde 2009 e roteirista que colocou ar o documentário O Caçador de Marajás, sobre Bujica (até hoje no Youtube). Tem também o depoimento do ex-capitão do BOPE Rodrigo Pimentel, roteirista de Tropa de Elite 1 e 2, com quem Gustavo divide o roteiro do filme “Intervenção – É proibido morrer”, da Netflix.

O livro pode ser encontrado digitando O VELHO E O ZICO na Amazon, ou baixado pelo link: http://tinyurl.com/ovelhoeozico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Um livro sobre a história a história de um pai e um filho no Maracanã e Zico como coadjuvante
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Um livro sobre a história a história de um pai e um filho no Maracanã e Zico como coadjuvante
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui