Um Rio bem debochado, mas fiel a sua cara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

 

2 Abro o e-mail e vejo uma série de imagens bem humoradas, retratando o Rio, enviadas pela leitora Maria Ruth. E para minha surpresa, é logo uma imagem do Maracanã lotado só que de uma forma bem diferente.

Carioca é assim, bem humorado, gosta de fazer piada com o outro, mas tudo na paz. E o humor típico do carioca contagia além das nossas fronteiras.

Advertisement

 

Foi o que ocorreu com o desenhista francês Jano, que se contaminou com o jeito bem humorado do carioca. Janô (como se pronuncia seu nome em francês), trabalha com um tipo de arte conhecida como “Cadernos de Viagem”.

 

Segundo o bem humorado site o Rio de Jano, hot site do documentário sobre o trabalho do artista no Rio de Janeiro, o que inspirou o francês a fazer essa série de imagens foram suas incursões na vida carioca.

Durante 50 dias, a partir de outubro de 2000, realizou um profundo mergulho na vida carioca, visitando lugares jamais representados nos cartões postais, conhecendo pessoas de todas as classes sociais, observando, experimentando, trocando. O resultado desta incursão é um álbum que se tornou obra de referência quando o assunto é o modo de ser do carioca moderno, seu jeito sui generis de levar a vida e os contrastes desta cidade ao mesmo tempo bela e pobre, alegre e violenta.

O mais legal no trabalho de Jano, é que ele consegue retratar o dia-a-dia do carioca, seus costumes de uma forma bem despojada, animais dão todo um charme aos rostos típicos dos cariocas.

 

E não é que tem umas gatinhas, ou melhor felinas em uma caricaturas da praia carioca?

 

Muitos podem até não gostar da forma humorada que ele retrata os habitantes do Rio. Mas tem tudo haver com o Rio, como o modo de o carioca apelidar com nomes engraçados e insinuantes alguns tipos.

Como a felina que falei acima de forma mais suave, mas que o carioca a chama de “cachorra”, ou o bandido que chamamos de “gatunos”, ou o cara que sai para caçar na noite e muitos chamam de “gavião”.

 

O que destaco neste trabalho é a qualidade da arte, e a fidelidade das cenas que o mesmo nos remete. Fique com um slide de algumas das imagens do artista:

 

Um Rio bem debochado, mas fiel a sua cara Um Rio bem debochado, mas fiel a sua cara Um Rio bem debochado, mas fiel a sua cara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Um Rio bem debochado, mas fiel a sua cara
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui