Um Trem de interrogações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Trem Bala Rio Sâo Paulo Semana passada, noticiamos aqui em um post, que já há uma polêmica rondando o traçado urbano do Trem Bala no Rio. Alguns leitores sugeriram que fosse dada prioridade ao metrô do Rio que ainda engatinha a décadas, eu mesmo acho que se deveria melhorar a malhar ferroviária urbana, dando maior mobilidade ao carioca nas diversas regiões da cidade e na região metropolitana. Isso iria tirar essa quantidade de carros das nossas ruas.

 

Não sou contra ao Trem Bala. Esse projeto do Trem Bala certamente é muito importante para integrar cada vez mais cidades como Rio, São Paulo, Campinas, dentre outras. Vai ser importante para a economia e turismo, além de facilitar o acesso entre os paulistas e cariocas nos dois estados.

Advertisement

A idéia é boa, mas já começa a parecer ficção científica, ou história para boa dormir.

 

Toda hora muda alguma coisa no projeto, o mais perigoso nisso é que o orçamento cada vez mais deve ficar elástico. Como contribuinte, tenho medo, já chega de empregar nosso dinheiro nessas idéias incertas.

O jornal Estado de São Paulo, trouxe essa semana uma reportagem que demonstra que o tão sonhado Trem Bala está mais para enredo de carnaval. Segundo o periódico paulista:

“Por mais tentador que seja sair da zona norte de São Paulo às 8 horas de um típico domingo cinzento paulistano e chegar pontualmente às 9h33 ao centro ensolarado do Rio, a ideia ainda não passa de um sonho sem prazo para se concretizar – e mais importante, sem garantia nenhuma de realmente acontecer”.

O jornal ainda demonstra na matéria que existem uma serie de questões que levam a uma grande interrogação, desde as licenças ambientais até questões logísticas.

“Além de entraves ambientais, problemas de logística e desapropriações, definição de quem vai arcar com o valor mínimo de R$ 68 milhões por quilômetro construído e toda a sorte de aspectos legais, o projeto do trem de alta velocidade (TAV) que pretende unir Campinas e Rio por trilhos e túneis, até a Copa de 2014, vai esbarrar também numa questão histórica – nunca, em todo o mundo, levando em conta os projetos de trem-bala, foi construído algo parecido em menos de cinco anos e meio”.

O trajeto entre São Paulo e o Rio teria mais de 100 quilômetros de túneis, e segundo o jornal paulista, o governo federal através da Agencia Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, já deu a entender que o trem realmente não fica pronto em 2014.

 

O chato no Brasil é isso, tudo é feito no oba-oba, faz aquela festa toda, anuncia pra lá, anuncia pra cá, e dar nisso. A idéia do Trem é valida sim, torço para que saia do papel, que tenha uma boa tarifa, e uma tecnologia atual, que não venham nos empurrar tecnologia obsoleta, como dizem que o fizeram nas usinas nucleares de Angra.

 

E mais polêmicas parecem surgir nesses trilhos de sonhos do Trem Bala. O engenheiro eletricista Richard Stephan, professor titular da Universidade Federal do Rio (UFRJ), questiona o sistema de roda escolhido, em vez de suporte magnético.

 

Quem quiser conhecer mais sobre os pontos polêmicos que pairam sobre o Trem Bala, que ainda não tem data e trajeto fechado, além de conhecer o traçado entre as cidade. Pode ler na reportagem Trem-bala para a Copa de 2014 parece um sonho sem prazo fixo”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Um Trem de interrogações
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui