Uma casa de família na Lapa: conheça a história do Bar do Gerson, na Riachuelo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gerson Filho à frente do bar

Há 21 anos, um mineiro chamado Gerson, depois de ter trabalhado como faxineiro e garçom, assumiu um bar na Rua Riachuelo 26, esquina com a Lavradio, na Lapa. Com todas as dificuldades que um negócio desse tipo tem, o estabelecimento atravessou as duas últimas décadas. Mas não só com o Gerson pai. 

“Ele realizou o sonho de ser empresário. E deu casa e sustento à nossa família. Meu pai, literalmente, deu seu sangue pelo negócio”, afirma Gerson Vaz Filho. Sem exageros quanto ao uso da palavra “literalmente”

WhatsApp Image 2023 07 14 at 10.37.44 Uma casa de família na Lapa: conheça a história do Bar do Gerson, na Riachuelo

Gerson, o pai, no bar. Foto: Arquivo pessoal

Na madrugada de 6/12 do ano de 2013, o bar foi assaltado e Gerson, o pai, levou um tiro fatal. “Eu assisti a cena. E apesar de ter ficado destroçado, eu não podia deixar o sonho dele morrer, então assumi o negócio, contando com encorajamento, principalmente, da minha mãe”, conta o filho. 

Advertisement

Gerson Vaz Filho ficou à frente do balcão que era do pai. Os negócios seguiram bem, a clientela continuou próxima, como uma família em horas difíceis. “Não foi à toa que nasci para carregar o mesmo nome que meu pai. Nessas horas de muita dificuldade, me lembro da minha amiga Izabel, que sempre fala a palavra ‘confia’ para me motivar”.

WhatsApp Image 2023 07 20 at 14.04.54 Uma casa de família na Lapa: conheça a história do Bar do Gerson, na Riachuelo

Roda de Samba no Bar do Gerson

Toda trajetória familiar é feita de momentos de dificuldade e superação. Um desses momentos foi compartilhado com o restante do mundo. A pandemia de Covid-19 foi cruel com toda humanidade e quem vive de aglomerações, como os trabalhadores de bares e restaurantes, sentiram o baque. 

“Eu pensava que seria apenas mais um obstáculo pela frente, mas que, mesmo sendo muito difícil, eu ia honrar a memória não só do meu pai, mas também da tradição do negócio que construímos com todo amor”, detalha Gerson. 

WhatsApp Image 2023 07 20 at 14.09.02 Uma casa de família na Lapa: conheça a história do Bar do Gerson, na Riachuelo

Em mais uma virada nessa história, em 2021, após superar a crise do Coronavírus, o bar pegou fogo. “Parecia que era para que eu largasse o bar de mão, mas com a força dos comerciantes e amigos, eu fiz as reformas necessárias, mesmo sendo imóvel preservado, cumpri as exigências legais para reabrir e continuo aqui. Essa história, eu tenho muito orgulho, pois além de comerciante sou morador do Centro da cidade, que é um lugar incrível, com preciosas histórias de tradição familiar e amizades que nos apoiam, como os amigos da Lapa que me ajudaram, e as minhas queridas galegas Fabiula e Izabel, que nunca me deixaram desistir do sonho que meu velho, como outros antigos comerciantes que sonharam para nós. Recentemente perdi minha mãe, mas continuo honrando o legado”, desabafou o comerciante. 

O filho de Gerson, que leva o mesmo nome do pai e do avô, já ensaia alguns trabalhos no bar. Negócio familiar. “É um orgulho fazer parte da família dos comerciantes tradicionais do centro e ter o meu estabelecimento presente na história da região”, fecha o comerciante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uma casa de família na Lapa: conheça a história do Bar do Gerson, na Riachuelo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui