Por André Delacerda 
Orquidea numa rua de Ipanema por Norma Suzano Pode-se dizer que algumas espécies da flora marcam alguns bairros do Rio. O bairro do Flamengo ficou famoso por suas palmeiras imperiais na Rua Payssandu. Não podemos nos esquecer da marca que a Praia de Botafogo tinha com as mesmas palmeiras onde antes existiu o consulado da Argentina, hoje o imponente Edifício Argentina, que a cerca de 4 anos fez um replantio das palmaceas em sua alameda interna.

E o bairro do Jardim Botânico, se você observá-lo desde a Lagoa Rodrigo de Freitas, poderá ver o seu símbolo maior. Altas e imponentes as palmeiras imperiais também são uma marca do bairro. 

Neste monopólio saudável das belas palmeiras imperiais eis que surge as delicadas orquídeas.

As belas e sensíveis flores estão mudando a paisagem das ruas de Ipanema, que completou 115 anos da semana passada.

O Charmoso bairro que inspirou músicos e poetas, das belas musas ao sol, e das grifes famosas, dá espaço as flores que passam a ser uma nova marca nas ruas.

A idéia surgiu há quase dois anos numa iniciativa dos empresários do Quadrilátero do Charme em Ipanema – ruas Anibal de Mendonça, Joana Angélica e avenidas Vieira Souto, além da Avenida Epitácio Pessoa
Foram plantadas ao todo 2100 mudas de orquídeas em 350 árvores das proximidades de restaurantes e bares. Moradores locais também aderiram a idéia plantando orquídeas em frente a seus prédios.

A idéia além de trazer um charme todo especial a Ipanema, também proporciona uma sensação de eterna primavera. Uma das ruas em que se pode encontrar mais orquídeas nas árvores sempre floridas, é a Redentor.

 

Vale a pena caminhar por está tranqüila rua de Ipanema e observar a beleza e raridade das flores.

 

Foto: Orquidea numa rua de Ipanema por Norma Suzano

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui