Uma vida pela democracia: ex-deputado Rubem Medina lança livro sobre a política brasileira

A publicação será lançada no dia 18 de janeiro, a partir das 19h, na Livraria Travessa do BarraShopping

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O ex-deputado federal Rubem Medina cumpriu nove mandatos e, com eles, viveu momentos que entraram para a história. Como vice-presidente da empresa O Rei da Voz, de seu pai, patrocinadora e realizadora do Programa Noites de Gala na televisão, teve a chance única de entrevistar o presidente dos EUA John Kennedy, em 1962. Ali percebeu que a política era a sua vocação.

Eleito na primeira vez como representante do Estado da Guanabara, foi oposição à ditadura, acompanhou a fusão com o Estado do Rio, passou pela abertura política, foi deputado constituinte, trabalhou por Tancredo Neves nas eleições indiretas e por Fernando Collor de Mello nas primeiras diretas após o período de exceção.

Na política fluminense, apoiou o candidato a governador eleito Moreira Franco contra Leonel Brizola e foi candidato a prefeito da capital.

A trajetória de 36 anos o fez protagonista de muitas histórias marcantes – algumas pitorescas – da política brasileira.

Advertisement

Seu amigo de longa data, o estrategista de campanhas eleitorais Jackson Vasconcelos, gravou diversas conversas em que Medina contava estes episódios e o convenceu a escrever um livro.

Isto de política, meu caro…” é o título curioso da obra, uma referência a “Quincas Borba”, em que um personagem de Machado de Assis define: “ah, meu caro Rubião, isso de política pode ser comparado à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; não falta nada, nem o discípulo que nega, nem o discípulo que vende. Coroa de espinhos, bofetadas, madeiro e, afinal, morre-se na cruz das ideias, pregado pelos cravos da inveja, da calúnia e da ingratidão…”.

A publicação será lançada no dia 18 de janeiro, a partir das 19h, na Livraria Travessa do BarraShopping.

Eu tive a honra de participar de vários momentos da história do Brasil porque estava na Câmara dos Deputados. Vi, de perto, a crueldade de uma ditadura, mas vi o que se pode fazer com ela, quando se tem noção do que fazer e como fazer para vencê-la”, explica Medina.

Encerrando o último mandato em 2002, o político marcou seu currículo participando da elaboração de leis que ajudaram a criar o arcabouço de um país moderno e competitivo. É o caso da Lei das Sociedades Anônimas, da Lei de Responsabilidade Fiscal, do financiamento da educação e da criação das guardas municipais no conceito de segurança pública.

Rubem Medina foi eleito em 1966, tomou posse em 1967, quando a ditadura começava a ser implantada. Foi eleito pelo MDB, muito jovem, para representar a oposição do Estado da Guanabara em Brasília. Em 1968, foi um dos primeiros presos com base no AI-5. Foi vice-líder de Mário Covas no partido e participou de todo o movimento pela reconquista da democracia. Enfrentou o governo na Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara, onde sucedeu Tancredo Neves. Ajudou a construir a ponte para que Tancredo fosse eleito. Depois, foi candidato a prefeito do Rio na primeira eleição direta para a Prefeitura.

Integrou a Assembleia Nacional Constituinte e foi um dos construtores do Centro Democrático, pejorativamente chamado de Centrão, que teve o papel de fazer o equilíbrio de forças para o texto da nova Constituição.Também escreveu os livros “Desnacionalização – crime contra o Brasil”, “Atalho para o Amanhecer” e “Brasil, Idade da Razão”. “Isso de Política… não é uma biografia. Tem como objetivo apresentar a caminhada da democracia no Brasil, desde o primeiro momento em que ela nos foi tomada, e faz isso com o depoimento de alguém que viveu, no Congresso Nacional, toda esta trajetória”, explica Jackson Vasconcelos. Uma obra que ajuda a contar a história política recente do país por meio de episódios vividos nas coxias do Congresso Nacional. Ora engraçados, ora reveladores ou fortes, pintam o cenário de avanços e retrocessos dos quais vive a nossa jovem democracia.Lançamento:Data: 18 de janeiro de 2023Local: Livraria Travessa do BarraShoppingHora: 19h“Isso de Política, meu caro… Uma vida pela democracia”Rubem Medina e Jackson VasconcelosEditora Livros IlimitadosNúmero de páginas: 238

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uma vida pela democracia: ex-deputado Rubem Medina lança livro sobre a política brasileira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui