União Europeia entrega sistema de monitoramento de sustentabilidade à Prefeitura do Rio

O objetivo da iniciativa é estimular o consumo consciente do plástico e as melhores práticas de gestão dos resíduos, possibilitando a reciclagem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação CPAP

A União Europeia Brasil, por meio do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), apresentou à Prefeitura os resultados do projeto-piloto Praia Circular, desenvolvido para a promoção de novos modelos de negócios e o engajamento da população para o consumo consciente do plástico e das melhores práticas de gestão dos resíduos, possibilitando a reciclagem.

Durante a apresentação do balanço geral das ações realizadas e a recomendação dos próximos passos, para que a cidade possa seguir sua trajetória de turismo sustentável, também foi entregue à administração municipal um sistema online que possibilita a visualização dos resultados do projeto e o monitoramento dos próximos avanços.

Foi uma grande honra essa parceria para a União Europeia termos todos esses parceiros engajados nesse projeto. Esperamos que a cidade possa replicar os aprendizados do projeto-piloto e as entidades setoriais e comerciais participantes possam incentivar essas novas práticas dentro dos estabelecimentos. Hoje o compromisso com a redução de plásticos e com sua melhor gestão é uma necessidade mundial e também um posicionamento, o que pode levar o Rio de Janeiro a uma liderança global junto com cidades que estão fazendo frente a esse desafio”, destacou a coordenadora do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), Tathiana Colturato.

Adoção de novas práticas

O projeto Praia Circular foi implementado tendo como base três linhas de ação: informação e capacitação, mapeamento do plástico no estabelecimento e adoção de novas práticas para a redução do consumo de plásticos.

Advertisement

Leia também

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

Fortemente afetadas pelas chuvas desta quarta-feira, Japeri e Nova Iguaçu não apresentaram plano de redução e adaptação à crise climática

“Com o Praia Circular demos um primeiro importante passo que foi o envolvimento do poder público e do setor privado, demonstrando a importância da agenda de turismo sustentável e de consumo consciente, e da gestão do plástico nas operações da cidade. Trabalhamos com o fortalecimento do propósito, criando, fornecendo e demonstrando como materiais de reuso são importantes para consolidação de novos modelos de operação”, reforçou Tathiana Colturato.

Nos 8 meses do projeto-piloto foram desenvolvidas ações de visibilidade e de engajamento, produção de materiais, campanhas de divulgação e ações de engajamento nas redes sociais, além de treinamento e capacitação dos funcionários dos estabelecimentos parceiros (quiosques e hotéis posicionados entre os postos 3 e 4) e também barracas de praia. O projeto também apoiou o desenvolvimento de uma pesquisa de mercado inédita no Rio, sobre o comportamento pró-ambiental dos turistas, que se demonstraram dispostos a dar preferência para estabelecimentos que possuem práticas de sustentabilidade.

Entre as entidades setoriais e empresas comerciais participantes e apoiadoras do projeto estão: Orla Rio, ABIH-RJ, SindiRio, Rio Convention and Visitors Bureau, Ebape-FGV, UFRJ, BV Rio, Abrasel, Ascolpra, e outras.

Compromisso Circular

Ainda dentro do projeto Praia Circular, no último mês foi lançado pela Orla Rio o Compromisso Circular, documento assinado por 102 quiosques, que apresenta recomendações e diretrizes para a substituição e a redução do uso de plástico nos estabelecimentos administrados pela concessionária.

A ideia é engajar o setor público, empresas privadas e organizações de apoio do setor de turismo, apoiando a agenda internacional de combate à poluição plástica global. Desde janeiro de 2023, a Orla Rio já recolheu e destinou mais de 1.000 toneladas de materiais dos postos de reciclagem. Destes materiais, 43 toneladas foram compostas por plástico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp União Europeia entrega sistema de monitoramento de sustentabilidade à Prefeitura do Rio

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui