Unidade da FAETEC recebe ‘Prêmio Darcy Ribeiro de Educação’ na Câmara dos Deputados

Essa escola é reconhecida por pelo compromisso com a educação inclusiva e por fornecer apoio educacional especializado a estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Essa escola é reconhecida por seu compromisso com a educação inclusiva e por fornecer apoio educacional especializado a estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). E além disso, é o único Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) no país dedicado exclusivamente a essa missão.

A Escola Especial Favo de Mel, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Rio de Janeiro, foi honrada com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023 em uma cerimônia realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta semana.

A honraria foi instituída em 1998 por meio de uma resolução da Câmara dos Deputados com o objetivo de homenagear indivíduos e entidades que se destacaram no campo da educação. Os agraciados recebem um diploma de menção honrosa e uma medalha, concedidos a três pessoas físicas ou jurídicas, selecionadas pela comissão de educação.

Em meio a cerimônia, Márcia Macedo, diretora geral da Faetec Favo de Mel, expressou sua satisfação em receber esse prêmio e destacou o importante papel do CAEP: “Nosso papel é inserir nossos alunos no mercado de trabalho, após isso, nós acompanhamos pelo emprego apoiado, estamos aqui para mostrar que eles são capazes. É com muito orgulho que recebemos esse prêmio, pois nos mostra que estamos no caminho certo.”

Advertisement

A Favo de Mel foi indicada para o prêmio pela parlamentar Soraya Santos e se destacou entre 11 finalistas, sendo uma das 3 agraciadas com a comenda. Fundada há 27 anos, a Favo de Mel tem se destacado pela dedicação à excelência educacional a tornou uma candidata notável para esse reconhecimento.

Márcia Macedo enfatizou a importância de proporcionar dignidade e oportunidades a todos os alunos, independentemente de suas diferenças, afirmando: “Tudo que um pai e uma mãe quer é que o filho tenha saúde e dignidade, para ser um profissional excelente, e a Favo de Mel, que é uma escola pública, tem total conhecimento disso e se dedica. A gente quer que essas crianças estudem, se tornem adultos e trabalhem em lugares que não sejam só para cumprir cotas, mas que eles tenham a sensação que estão contribuindo e somando na sociedade.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Unidade da FAETEC recebe 'Prêmio Darcy Ribeiro de Educação' na Câmara dos Deputados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui