Unidades de saúde estaduais recebem certificação por bom atendimento à população

Hospitais e UPA são referência em internação, atendimentos de urgência e emergência, em casos de média e alta complexidades na Região Metropolitana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Unidades de saúde recebem Certificação da Acreditação de Excelência, emitido pela Organização Nacional de Acreditação - Divulgação SES-RJ

Quatro unidades de saúde fluminenses foram premiadas pela qualidade do atendimento prestado à população. As instituições que tiveram os trabalhos reconhecidos por entidades especializadas do setor médico foram o Hospital Alberto Torres e a UPA Colubandê, ambos em São Gonçalo; o Hospital João Batista Cáffaro, em Itaboraí; e o Hospital da Criança, na Vila Valqueire.

As unidades receberam a Certificação da Acreditação de Excelência, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que incentiva a adoção de práticas de gestão e assistenciais que beneficiem os pacientes. Os hospitais e a UPA são referência em internação, atendimentos de urgência e emergência, em casos de média e alta complexidades na Região Metropolitana fluminense.

“Estamos vendo o resultado dos investimentos feitos pelo nosso governo na requalificação do serviço de saúde em todo o estado. Aplicamos recursos na reforma e modernização das UPAs, e estamos voltando a ter unidades de excelência na rede pública estadual. Estamos avançando. Parabenizo a todos os profissionais pela dedicação e o cuidado com a população”, comentou o governador Cláudio Castro (PL).

Outra unidade estadual já havia sido premiada este ano: o Hospital Azevedo Lima, em Niterói, que recebeu o prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher 2024, concedido pela Câmara dos Deputados. A solenidade de premiação será realizada em junho, no Congresso Nacional, em Brasília.

Advertisement

As práticas administrativas e assistenciais adotadas pelas unidades seguem os padrões utilizados no Brasil e no exterior. Humanização do atendimento ao paciente, maternidade de referência em partos de alto risco e mortalidade inferior a 5% em atendimento de emergência estão entre os critérios avaliados.

Para a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, a excelência dos hospitais premiados resulta da capacitação de profissionais e investimento na aquisição de equipamentos de última geração, entre outras ações governamentais.

“São recursos empenhados em treinamento, compra de equipamentos, humanização da assistência e segurança do paciente”, enumerou Cláudio Mello.

A certificação da ONA concedida ao Centro de Trauma do Hospital Alberto Torres é inédita e representa um reconhecimento à unidade, que, no ano passado, fez quase 240 mil atendimentos, mais de um milhão de exames laboratoriais e mais de 146 mil exames de imagens.

Por concentrar uma infraestrutura de atendimento de urgência e emergência, o Hospital Alberto Torres – modelo inédito no Brasil – pode ser comparado aos principais centros de trauma internacionais, nos quais a taxa de mortalidade é inferior a 5%. A qualificação profissional é um dos seus grandes diferenciais, com a equipe médica tendo recebido treinamento no Centro de Trauma, de Baltimore; no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami; e no Children’s Hospital, em Washington – todos nos Estados Unidos.

Inaugurado em 2013, o Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, na Zona Oeste, recebeu o Nível 3 de Excelência na segurança do paciente, certificada pela ONA. A unidade atende crianças e jovens até 19 anos e é a primeira unidade pública pediátrica fluminense voltada para procedimentos de média e alta complexidade de cirurgias gerais, microcirurgia, plásticas, ortopédicas e neurocirurgia. No hospital também são feitos tratamento oncológico e transplantes de rim e de fígado. A instituição já fez mais de 200 mil consultas, 150 mil cirurgias e 267 transplantes renais e hepáticos.

Com maternidade referência em partos de alto risco, o Hospital Azevedo Lima, em Niterói, atende o município e outras seis cidades da Região da Baixadas Litorâneas. A unidade, recentemente, recebeu o prêmio Hospital Amigo da Mulher pelo atendimento humanizado prestado às pacientes.

Após passar por uma requalificação em 2023, o hospital criou o Projeto Ninho, que proporciona um ambiente acolhedor e seguro para mães e bebês, além de oferecer orientações importantes para o cuidado com o recém-nascido. O Azevedo Lima tem 12 enfermarias, com 36 leitos, além de novos consultórios, salas de exames, aparelhos e uma equipe multidisciplinar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Unidades de saúde estaduais recebem certificação por bom atendimento à população
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui