A Unigranrio (Afya) realiza, nesta terça-feira (21), das 10h às 16h, mais uma edição do projeto “Saúde em Ação.” O evento acontece na unidade da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, onde serão oferecidos à população serviços como consultas médicas, orientação em saúde e educação e entretenimento. Tudo de forma gratuita. A iniciativa é realizada anualmente e conta com a participação de professores e alunos da área de saúde da instituição. A expectativa é de receber mais de 300 adultos e crianças das comunidades vizinhas e empresas da região.
A diretora geral da Unigranrio-Barra, Marilene Gondim, destacou que o “Saúde em Ação” representa uma boa oportunidade de a universidade dar um retorno à sociedade, além de permitir que o seu corpo discente tenham a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula.
“Com isso, a Unigranrio-Afya reforça a missão de promover a qualidade de vida, tendo como instrumento básico o processo educacional. O objetivo é aproximar e integrar a população com os acadêmicos da Universidade. Também será uma oportunidade para apresentar os trabalhos ligados ao ensino, pesquisa e extensão, todos desenvolvidos pelos universitários”, disse Marilene Gondim.
As mulheres contarão com uma atenção especial, para elas estarão disponíveis: consulta ginecológica, com exame preventivo do câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e pré-natal. Os homens, por sua vez, poderão ser atendidos por urologistas, sob agendamento prévio por telefone. Na ocasião, os interessados poderão fazer hemograma, tipagem sanguínea, além de orientação de skincare e harmonização facial.
Para completar a jornada de saúde, o setor de Enfermagem estará presente aferindo a pressão, avaliando a caderneta de vacinação, fazendo testagem rápida de HIV, Hepatite B e C, sorologia para sífilis, além de prestar informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Para quem está precisando de cuidados odontológicos, no local, estarão estudantes e profissionais da área, que vão oferecer avaliação odontológica, tratamento profilático, tratamento restaurador atraumático (TRA), entre outros procedimentos.
As informações são da rádio Tupi.