Uma das principais companhias áreas dos Estados Unidos, a United Airlines acaba de inaugurar um centro de manutenção de aeronaves no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, o espaço inaugurado pela Varig em 1976 e operado pela portuguesa TAP de 2005 a 2022, recebeu serviços de modernização e adaptação do hangar.
A expectativa é que o centro gere cerca de mil empregos, o que representa um aumento significativo em relação aos 600 empregos registrados no auge das operações da TAP. Atualmente, a United emprega 450 funcionários no local. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.
O centro de manutenção da United Airlines, conta com uma área de 60 mil metros quadrados, possui capacidade para atender simultaneamente três jatos de grande porte. Além da United Airlines, a também norte-americana GE Celma, especializada na manutenção de motores, e a chinesa Drayton, especializada na manutenção de trens de pouso, também operarão no hub de manutenção de aeronaves.
Outras duas empresas de componentes, especializadas na manutenção de equipamentos eletrônicos, bússolas e assentos, estão em negociação com a RIOgaleão, para fazer investimentos do mesmo porte.
Com sede na Willis Tower em Chicago, Illinois, a United Airlines, Inc. opera uma extensa rede de rotas domésticas e internacionais, cobrindo cidades grandes e pequenas em todos os seis continentes habitados. A empresa informou que “a inauguração deste novo centro de manutenção reforça o compromisso da empresa em fornecer o mais alto nível de manutenção e segurança para suas aeronaves e passageiros”.
“Nosso novo hangar no Rio e a equipe de técnicos da United permitem que a companhia realize serviços completos de manutenção em aeronaves widebody (de fuselagem larga)”, completou a empresa, em nota.
No total, o Aeroporto Internacional do Galeão tem 1,7 milhão de metros quadrados, dos quais 800 mil podem ser destinados a essas atividades.