Universidade de Oxford terá campus no Rio de Janeiro

A Oxford do RJ será a primeira unidade da conceituada universidade britânica fora da Inglaterra e terá como foco a produção de pesquisas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Universidade de Oxford na Inglaterra (Foto: Reprodução)

A conceituada universidade britânica de Oxford vai abrir uma unidade no Rio de Janeiro. A novidade foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que assinou um termo de compromisso, durante visita a instituição, nesta quarta-feira (03/11) . A previsão é de que o centro de educação seja inaugurado em 2022. A informação é do Jornal Extra.

O campus da universidade britânica será o primeiro da instituição fora da Inglaterra, e será voltado a produção de pesquisas, desenvolvimento de medicamentos e de vacinas e capacitação de pessoal.

Segundo divulgou o governo brasileiro, “na unidade instalada no Brasil será priorizada a pesquisa em saúde global, além da formação de novos profissionais na área de doenças infecciosas, pesquisas clínicas e desenvolvimento de imunizantes. Haverá cursos de mestrado, PHD e atualização para profissionais”.

A pesquisadora e professora brasileira Sue Ann Clemens, será a diretora da “Oxford carioca”. Clemens foi uma das responsáveis por trazer os estudos da vacina Oxford/AstraZeneca ao Brasil e diretora do primeiro mestrado em Vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, na Itália.

Advertisement

Nos últimos tempos, foram formados centros de estudos, e é triste perder isso quando a pandemia acabar. Queremos botar o Brasil na rota internacional de pesquisas“, disse Clemens ao Jornal Extra.

A professora e cientista que encabeçou projetos de capacitação em 22 centros na América Latina, revelou o objetivo de tornar o Brasil a sede de centros de pesquisas no subcontinente latino-americano.

No entanto, para ela, ainda é preciso investir em educação, preparando melhor os brasileiros para “povoarem esses centros” à medida que a produção de pesquisas crescer. Durante a pandemia, afirma, foi preciso “treinar pessoal em cima da hora”.

Serão oferecidos cursos de especialização, mestrado e doutorado, centrados em realização de pesquisa, vacinologia e doenças infecciosas. Os pesquisadores serão financiados por pelo menos três anos.

A nova unidade terá apoio do governo britânico e apoio científico da Universidade de Siena, do Instituto para Saúde Global da Universidade College London, também do Reino Unido, e do Instituto Internacional de Vacinas da ONU.

Clemens, que é chefe do comitê científico da Fundação Bill e Melinda Gates, segue em busca do apoio privado. A previsão é que o acordo final deva ser assinado ainda este ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Universidade de Oxford terá campus no Rio de Janeiro
Advertisement

9 COMENTÁRIOS

  1. Existem prédios vazios como o PALACIO CAPANEMA antigo MEC e Prédios sendo alugados na Av. Presidente Vargas inclusive um ja. foi alugado para uma Universidade ?

  2. Felizmente nossos cientistas foram reconhecidos. Só este governo não respeitou nossos gênios, foram humilhados. Parabéns! Vocês são nosso orgulho!!!!!O Brasil merece!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui