A Universidade Veiga de Almeida (UVA) lançou um mapa online que vai indicar os casos diagnosticados de Coronavírus na cidade do Rio de Janeiro, por bairro, e nos outros municípios do estado.
O objetivo é acompanhar a disseminação da doença pelo território e ajudar órgãos públicos a tomarem decisões mais eficientes para conter a pandemia.
O projeto de mapeamento é liderado pelo coordenador dos cursos de Geografia e Tecnologia de Geoprocessamento da UVA, Rodrigo Lobato, que conta com o apoio de estudantes do grupo de pesquisa PANGEA e do pesquisador Francisco Carlos Gomes, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
“Neste momento de crise, informação é matéria prima fundamental. A Geografia é mais que uma disciplina: é uma ciência e potencializa a inteligência geográfica, que vai além de simplesmente colocar uma tachinha no mapa. Aplicada ao planejamento estratégico, pode ajudar a tomar as melhores decisões e mudar o curso dos acontecimentos”, explica Lobato.
O mapa será atualizado duas vezes ao dia a partir das informações disponibilizadas pelos órgãos oficiais. A ferramenta vai dar detalhes precisos da incidência do Covid-19 pelos bairros da cidade do Rio de Janeiro e, de forma mais branda, os casos registrados nos outros municípios fluminenses.
O mapeamento está sendo desenvolvido na plataforma ArcGIS online. A solução será disponibilizada nos próximos dias em um aplicativo para smartphones, que poderá ser baixado gratuitamente na Play Store, loja de aplicativos do Google.