A Universidade Veiga de Almeida (UVA) lançou um mapa online que vai indicar os casos diagnosticados de Coronavírus na cidade do Rio de Janeiro, por bairro, e nos outros municípios do estado.

O objetivo é acompanhar a disseminação da doença pelo território e ajudar órgãos públicos a tomarem decisões mais eficientes para conter a pandemia.

O projeto de mapeamento é liderado pelo coordenador dos cursos de Geografia e Tecnologia de Geoprocessamento da UVA, Rodrigo Lobato, que conta com o apoio de estudantes do grupo de pesquisa PANGEA e do pesquisador Francisco Carlos Gomes, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

“Neste momento de crise, informação é matéria prima fundamental. A Geografia é mais que uma disciplina: é uma ciência e potencializa a inteligência geográfica, que vai além de simplesmente colocar uma tachinha no mapa. Aplicada ao planejamento estratégico, pode ajudar a tomar as melhores decisões e mudar o curso dos acontecimentos”, explica Lobato.

O mapa será atualizado duas vezes ao dia a partir das informações disponibilizadas pelos órgãos oficiais. A ferramenta vai dar detalhes precisos da incidência do Covid-19 pelos bairros da cidade do Rio de Janeiro e, de forma mais branda, os casos registrados nos outros municípios fluminenses.

O mapeamento está sendo desenvolvido na plataforma ArcGIS online. A solução será disponibilizada nos próximos dias em um aplicativo para smartphones, que poderá ser baixado gratuitamente na Play Store, loja de aplicativos do Google.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui