UPA de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, é revitalizada e reinaugurada

A reforma desta unidade foi a primeira desde a inauguração, há mais de dez anos, e incluiu troca do telhado e do piso, nova fachada, pintura, revitalização dos jardins, iluminação e climatização

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi entregue pela Prefeitura do Rio aos cariocas, depois de passar por ampla reforma. No sábado (10/06), a UPA de Sepetiba foi reinaugurada, com a presença do Prefeito Eduardo Paes, do Secretário de Saúde, Daniel Soranz, e do Subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

Esta já é a quarta UPA totalmente revitalizada neste ano. As UPAs de Engenho de Dentro, Senador Camará e Paciência também já haviam passado por obras estruturais. Além disso, a Prefeitura do Rio também inaugurou, em janeiro, uma nova, a 15ª da rede municipal, em Del Castilho, na Zona Norte.

A reforma desta unidade foi a primeira desde a inauguração, em janeiro de 2012. A obra incluiu troca do telhado e do piso, nova fachada, pintura geral, revitalização dos jardins, nova iluminação externa e climatização com a instalação de novos aparelhos de ar condicionado. Assim como aconteceu nas demais unidades, a ampla intervenção não impactou o atendimento ao público, que foi mantido sem qualquer interrupção.

Foi um desafio grande porque essa unidade não tinha nenhum aparelho de ar condicionado funcionando, teve de trocar todo o piso, telhado por conta de quatro anos sem manutenção predial. Portanto, foi muito importante ter esse investimento da Prefeitura do Rio na reforma dessa unidade. A UPA de Sepetiba é uma das que mais atende casos de pronto atendimento no município e, sem sombra de dúvidas, é uma das mais importantes dessa região” afirmou Daniel Soranz.

Advertisement

Foco no Acolhimento ao Cidadão

Mais do que uma intervenção estrutural, o projeto teve atenção aos detalhes para melhorar a experiência do usuário, da sua chegada até a saída da UPA. Isso passa por um atendimento cuidadoso, novos equipamentos e mobiliário, ambientes bem sinalizados, salas de atendimento pediátrico decoradas com temas infantis, instalação de televisores na sala de espera, informações importantes ao usuário por meio dos quadros informativos, além de sinal de wi-fi aberto. E o resultado é mais conforto e acolhimento ao cidadão, o que demonstra a preocupação da Prefeitura do Rio em oferecer um atendimento de qualidade.

Cerca de 105 mil atendimentos de urgência e emergência por mês

A UPA de Sepetiba conta com 14 leitos, 4 consultórios (sendo 3 de clínica médica e 1 pediátrico) e uma equipe composta por 253 profissionais. Em média, são realizados cerca de 7 mil atendimentos de urgência e emergência por mês no local. Os usuários têm à disposição exames de raio-x, laboratoriais e de eletrocardiograma.

É mais uma UPA que entregamos reestruturada, com isso vamos dar mais dignidade para as pessoas que precisam de atendimento nessa região” declarou Diogo Borba.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UPA de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, é revitalizada e reinaugurada
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Só falta cumprir a lei e dar o direito do idoso ter acompanhante. Porque segundo o coordenador da UPA, desde a pandemia os UPAs não estão aceitando acompanhante. Da Z. Oeste, apenas eles!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui