UPA Rocha Miranda é reinaugurada após passar por obras de revitalização

Essa foi a primeira ampla reestruturação da unidade desde a inauguração, em setembro de 2012

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da UPA Rocha Miranda - Foto: Erbs Jr/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro reinaugurou, no último sábado (17/6), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rocha Miranda, na Zona Norte da capital fluminense. O local foi totalmente revitalizado e ganhou novos equipamentos.

Vale ressaltar que trata-se da 5ª UPA devolvida à população carioca após passar por obras – sem interrupção dos atendimentos durante o processo. Atualmente, a cidade conta com 15 unidades, sendo a mais nova (Del Castilho) inaugurada em janeiro deste ano.

Essa foi a primeira ampla reestruturação da UPA Rocha Miranda desde a inauguração, em setembro de 2012. Os moradores locais que buscam assistência agora encontram uma situação completamente diferente daquela do início de 2021, quando a unidade apresentava inúmeros problemas devido à falta de manutenção.

”A UPA Rocha Miranda é muito importante para a região. Esta unidade estava totalmente destruída, sem nenhum aparelho de ar condicionado funcionando, entre outros problemas estruturais. Hoje, após muito trabalho, a Prefeitura entrega mais uma unidade de pronto atendimento novinha para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Advertisement

De acordo com o Poder Executivo do Rio, mais do que uma intervenção estrutural, o projeto de reforma teve atenção aos detalhes para melhorar a experiência do usuário, do momento em que entra até a sua saída. Isso inclui novos mobiliários e equipamentos de saúde, ambientes bem sinalizados, instalação de televisores na sala de espera, quadros de aviso com informações importantes, além, é claro, de um atendimento que preza pela atenção

”Está tudo muito organizado e bonito. Com a reinauguração, acredito que o atendimento ficará ainda melhor aqui na UPA, onde já fui atendida algumas vezes. Os profissionais são muito atenciosos e competentes. Quando eu tenho algum problema de saúde, sempre corro pra cá”, celebrou Marilene da Penha, de 67 anos, moradora de Coelho Neto.

As salas de atendimento pediátrico contam agora com uma ambientação diferenciada, que traz temas do universo infantil para que as crianças se sintam mais seguras e acolhidas. Já a reforma da parte estrutural incluiu troca do telhado e do piso, nova fachada, pintura geral, revitalização dos jardins com paisagismo e climatização com a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado.

A infraestrutura da UPA Rocha Miranda conta com 10 consultórios (4 de clínica médica, 2 pediátricos, 2 de classificação de risco, 1 odontológico e 1 de assistência social); 17 leitos (salas amarelas adulto e pediátrica e sala vermelha); e uma equipe formada por 260 profissionais. Os usuários têm acesso na unidade a exames laboratoriais e de raio-x. Somente em maio, a unidade fez 11 mil atendimentos.

A rede da Secretaria Municipal de Saúde conta com 15 UPAs, que são unidades de pronto-atendimento clínico distribuídas por toda a cidade e que fazem mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência mensais. No início da atual gestão, as UPAs encontravam-se com sérios problemas estruturais, depois de quatro anos sem manutenção adequada. Antes da unidade de Rocha Miranda, a Prefeitura já havia reinaugurado as de Engenho de Dentro, Senador Camará, Paciência e Sepetiba, que também foram completamente revitalizadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UPA Rocha Miranda é reinaugurada após passar por obras de revitalização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui