Uso de máscara e apresentação de comprovante vacinal deixam de ser obrigatórios na Uerj

Fim da obrigatoriedade é justificado pela melhora dos indicadores epidemiológicos da Covid-19 no estado do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/UERJ

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu tornar opcional o uso de máscara nas dependências internas e ambientes externos dos campi. Também foi suspensa a exigência do cartão de vacinação, certificado do ConecteSUS ou passaporte vacinal para acesso e permanência nos espaços da Universidade.

O Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 005/2023 segue as orientações da Nota Técnica da Pró-reitoria de Saúde (PR5) emitida na última terça-feira, (03/01).

O parecer justifica a resolução, tendo em vista a atual queda na taxa de transmissão do vírus SARS-CoV-2, além da adoção da vacina bivalente para Covid-19 e de medicamentos antivirais eficazes para o tratamento. Segundo a PR5, essas novas ferramentas, incorporadas à estratégia nacional de combate à doença, possibilitam a redução do risco de gravidade dos casos, bem como do número de óbitos.

A nota ressalta, no entanto, que medidas mais restritivas poderão ser retomadas, em caso de agravamento da pandemia.

Advertisement

O uso de máscaras faciais ainda é recomendado para pessoas com comorbidades e permanece obrigatório para quem apresenta sintomas gripais, a fim de evitar a disseminação de outras infecções respiratórias.

Em caso de suspeita da doença, alunos e trabalhadores da Universidade devem fazer o teste em um posto de saúde próximo de sua residência. Na Uerj, a testagem é realizada no térreo do Bloco A do campus Maracanã (de segunda a sexta, das 8h às 14h) e na Policlínica Universitária Piquet Carneiro (dias úteis, das 8h às 10h).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uso de máscara e apresentação de comprovante vacinal deixam de ser obrigatórios na Uerj
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. “Melhora dos indicadores epidemiológicos da Covid-19”. Kkk. Simplesmente pararem de colocar “Covid’ como causa da morte na certidões de óbito, agora todo mundo está morrendo do coração. Viva as vacinas!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui