Uso diário do BRT no Rio mais que dobrou após gestão municipal

Os números saltaram de 150 mil para 375 mil passageiros diários que circulam nos três corredores do coletiva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O BRT do Rio registrou um aumento em seu uso diário nos últimos anos, com números saltando de 150 mil para 375 mil passageiros em 2021, desde que a prefeitura assumiu a gestão do modal. Este crescimento, embora impressionante, ainda fica aquém do pico registrado durante as Olimpíadas de 2016, quando o serviço atendeu a 700 mil usuários diariamente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a meta é alcançar a marca de 450 mil passageiros até 2026, considerando os três corredores principais: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica. Desde a transição da gestão em 2021, uma série de medidas de requalificação e melhorias foi implementada, incluindo a reforma e reabertura de 46 estações anteriormente fechadas.

Além disso, a prefeitura realizou a substituição dos ônibus azuis pelos “amarelinhos”, aumentando a frota de 120 para 515 articulados. Na Transoeste, por exemplo, o último corredor a receber os novos ônibus Euro 6, com tecnologia menos poluente, houve uma redução de até 72% nos intervalos nos horários de pico, segundo as autoridades municipais.

O planejamento também contempla melhorias na infraestrutura das estações. Três estações da Transoeste estão passando por intervenções, com a instalação de bicicletários e adaptações para o tráfego de veículos e pedestres. A estação Magarça está programada para ser a primeira a ser entregue, com um módulo conectado ao existente e um terminal alimentador de ônibus e vans.

Advertisement

Na região de Malto Alto, dois viadutos estão em fase final de construção para a passagem dos articulados, além da conclusão de uma passarela para os usuários. O Terminal Curral Falso, em Santa Cruz, também está em desenvolvimento, com uma nova estação provisória já em operação até a conclusão do projeto.

Um dos marcos recentes foi a revitalização de 31 quilômetros da calha do BRT Transoeste, onde o pavimento de asfalto foi substituído por concreto. Este projeto, concluído em dezembro de 2023, representou um investimento significativo de mais de R$ 221 milhões, demonstrando o compromisso da gestão municipal em melhorar a infraestrutura e a eficiência do sistema de transporte público da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uso diário do BRT no Rio mais que dobrou após gestão municipal
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. BRT deveria ser parceiro do sistema de ônibus, não substituto. Independente de chegarmos aos números de 2016, não será possível repetir a qualidade por falta do sistema de alimentação. O novo sistema foi usado para a prefeitura bater nos empresários do setor, mas quem ficou, e ainda está, de cara inchada é a população do Rio. E que venha o Transfimdabrasil…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui