A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) decidiu prorrogar até a próxima sexta (04/03) a campanha de vacinação contra o sarampo no Terminal Gentileza. Inicialmente programada para terminar no dia 28 de março, a ação foi estendida devido à grande adesão da população, com cerca de duas mil doses aplicadas desde o início. A vacinação está disponível das 8h às 16h e tem como foco a imunização de adultos de 18 a 59 anos que ainda não foram vacinados ou possuem esquema vacinal incompleto.
Apesar de 2025 não registrar casos de sarampo no município, a SMS destaca a preocupação com a ocorrência de casos nas cidades vizinhas e reforça a importância da vacinação. A imunização está disponível em todos os 239 centros de saúde do Rio, além dos Super Centros Cariocas de Vacinação em Botafogo (8h às 22h) e Campo Grande (em horário comercial).
Outros Pontos de Vacinação:
- Aeroporto Santos Dumont e Terminal Gentileza: Até 4 de abril, das 8h às 16h.
- Central do Brasil: 1º e 3 de abril, das 8h às 16h.
- Saara: 2 de abril, das 9h às 17h.
- BRT da Alvorada (Barra da Tijuca): 2 de abril, das 8h às 16h.
- BRT Curral Falso: Até 5 de abril, das 6h às 12h e das 16h às 20h.
- Aeroporto do Galeão: Até 4 de abril, das 8h às 16h.
- West Shopping (Campo Grande): 1º de abril, das 10h às 17h.
- Calçadão de Campo Grande: 3 de abril, das 8h às 16h.
- ParkShopping Jacarepaguá: 3 e 4 de abril, das 10h às 16h.
- Rodoviária de Campo Grande: 8, 9 e 10 de abril, das 9h às 16h.
Além da vacinação, a SMS também realiza a 10ª edição da “Semana S”, até 9 de abril, focada na busca ativa de casos suspeitos de sarampo e na eliminação da rubéola na cidade. Equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária estão intensificando as atividades em unidades de saúde, residências e locais comunitários como creches e escolas.
Vamos lá, negacionistas. Não deixem de vacinar seu filho. Ele não é culpado da sua ignorância.
Vamos fazer melhor do que os negacionistas do Texas, que negaram as vacinas e trouxeram o Sarampo de volta para varias cidades americanas.
Não tenha medo da agulha, se vacine também. A população pacífica agradece!