Vai para o Réveillon de Copacabana? Veja tudo que você precisa saber para curtir a festa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palco Carioca Réveillon 2023 - Foto: Gabriel Monteiro | Prefeitura do Rio

Cariocas e turistas que irão curtir o Réveillon de Copacabana contarão com esquemas especiais de trânsito, segurança e logística. Na manhã desta terça-feira (26/12), a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado anunciaram como será o planejamento para o evento.

A festa contará com dois palcos, sendo um virado para o Leme e o outro para Copacabana. A expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas acompanhem a queima de fogos, que terá duração de 12 minutos. O fim de ano na Princesinha do Mar terá shows de Ludmilla, Luísa Sonza, Gloria Groove, Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo, Nattan, Imperatriz Leopoldinense e Unidos do Viradouro.

Segurança

Em relação à segurança, câmeras que permitem a identificação de veículos roubados e o reconhecimento facial de foragidos serão instaladas. A operação começa no dia 31 às 7h e vai até às 20h do dia primeiro. No total, a polícia militar irá atuar com 3 mil agentes na revista dos presentes. A operação contará com o apoio de 81 torres de segurança, 800 grades, 150 detectores de metais e 15 lanternas do tipo holofote.

O objetivo é evitar a entrada de facas e armas de fogo na festa. Apenas em Copacabana, serão 30 pontos de bloqueio, 15 linhas de revista e 15 pontos de interdição.

Advertisement

Leia também

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Leblon tem o condomínio mais caro do Brasil

Já a polícia civil também terá reforço no efetivo, boa parte deles nas delegacias da Zona Sul, com trabalho iniciando às 8h do dia 31 e seguindo até o mesmo horário do dia seguinte. As delegacias especializadas ficarão focadas em grupos com vulnerabilidade.

As Delegacias Especiais de Atendimento às Mulheres (Deams) estarão aptas para funcionarem, assim como a Delegacia Especial de Atendimento aos Turistas (Deat). A Delegacia do Idoso, localizada em Copacabana, concentrará ainda o atendimento a menores em risco ou apreendidos durante ações policiais.

Atendimento médico

Em Copacabana, serão quatro postos de saúde. Eles começarão a funcionar às 17h do dia 31 e encerram os atendimentos às 5h do dia 1º.

Cada um deles terá 48 leitos, além de 30 ambulâncias à disposição. Outras ambulâncias também estarão estacionadas, fora dos postos, na altura das ruas Miguel Lemos, República do Peru e Gustavo Sampaio.

Além disso, um contêiner do Corpo de Bombeiros estará instalado na altura da Avenida Princesa Isabel.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) ficará responsável pelo ordenamento urbano, patrulhamento preventivo e apoio ao trânsito, além de fiscalização de estacionamento irregular e proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro.

Metrô Rio

O serviço terá uma operação especial que começa às 19h do dia 31/12 e vai até as 5h de 01/01. Nesse período, o cliente só utiliza o sistema usando o cartão especial. Para a operação de réveillon, a concessionária reforçará o quadro de funcionários no sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, para prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.

Os cartões especiais podem ser comprados até o dia 31 de dezembro (ou até que se esgotem) nas bilheterias da estação Carioca. A recomendação da concessionária é que os clientes se planejem para comprar os bilhetes com antecedência para evitar filas e o possível esgotamento.

No dia 31/12, a partir das 19h, quando começar a operação especial de Réveillon, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até às 18h59, com exceção das estações General Osório/Ipanema, Cantagalo/Copacabana e Siqueira Campos/Copacabana, onde todos esses meios de pagamentos serão aceitos até meia-noite para que os moradores e trabalhadores dessa região possam se deslocar de metrô neste período.

Às 5h da manhã do dia 01/01, a operação especial de réveillon se encerra e todos os cartões do Metrô Rio, o Riocard e o pagamento por aproximação voltarão a valer em todas as 41 estações.

Durante os dias 31/12 e 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Da meia-noite até as 7h de 01/01, somente as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque, exceto as estações Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que estarão fechadas.

A transferência entre as linhas 1 e 2, de meia-noite às 7h, será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema). Devido à logística de troca de plataformas para transferência na estação General Osório/Ipanema, a empresa recomenda que o cliente realize a transferência no trecho entre Central do Brasil/Centro e Cantagalo/Copacabana.

Já no dia 01/01, o funcionamento das estações será das 7h às 23h, com exceção de Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que permanecerão fechadas. Estas estações vão reabrir às 5h do dia 02/01.

Tanto no domingo (31/12) quanto na segunda-feira (01/01), a transferência entre as linhas 1 e 2, poderá ser feita no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Integrações

No dia 31/12, as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h. A partir desse horário, o acesso às estações do sistema metroviário será possível somente com o uso do cartão especial de réveillon.

Metrô na Superfície

No dia 31/12, as últimas partidas das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado das 7h às 22h30.

Horários de embarque no réveillon

Das 19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
Das 20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
Das 21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
Das 22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
Das 23h à meia-noite – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
Da meia-noite às 5h – cartão cinza (volta).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vai para o Réveillon de Copacabana? Veja tudo que você precisa saber para curtir a festa

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui