Vândalos picham e incendeiam estátua de Pedro Alvares Cabral, na Glória

Os autores da ação de vandalismo colocaram pneus em volta da estátua e atearam fogo, além de deixar uma pichação no monumento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Instagram Mídia 1508

Na madrugada desta terça-feira (24/08), o monumento em homenagem ao descobridor e navegador português Pedro Álvares Cabral, na Glória, em frente à Praça Paris, foi atacado por vândalos. Os criminosos incendiaram a estátua, que é de bronze, e mancharam sua base com as chamas, além de terem realizado pichações.

Além disso, a estátua foi pichada com a frase: “Marco temporal é genocídio. PL 490 não”. O chamado “marco temporal” pode mudar o entendimento sobre demarcações de terras indígenas em todo o País. 

Os autores da ação de vandalismo colocaram pneus em volta da estátua e atearam fogo, deixando boa parte do monumento manchado de preto. Ninguém interviu. A equipe de manutenção da Prefeitura já esteve no local para tomar as providências necessárias.

inendiada a Vândalos picham e incendeiam estátua de Pedro Alvares Cabral, na Glória
Foto: Reprodução Internet

O monumento foi feito pelo escultor mexicano naturalizado brasileiro Rodolfo Bernardelli (1852-1931), um artista acadêmico de grande valorização. Contando com o apoio e a estima da família imperial brasileira, o artista atendeu a diversas encomendas importantes, destacando-se os monumentos aos generais Osório e Caxias. Colaborou no projeto de reforma do ensino artístico que resultou na transformação da antiga Academia Imperial na Escola Nacional de Belas Artes.

Advertisement

Apesar de ser obviamente proibido, esse tipo de ação acaba por ser frequente no Rio de Janeiro, destruindo ou causando danos a patrimônios do município. É notória a situação de destruição do lindo monumento ao General Osório, na Praça XV, no Centro. Logo após ser totalmente restaurado, vândalos cortaram e levaram diversas partes da estátua, e todo o gradil que a rodeava.

Além disso, as estátuas, suas partes ou alguns materiais delas são, muitas vezes, alvos de furtos, e acabam sendo receptados por alguns dos vários ferros velhos que se espalham pela cidade. No Centro da Cidade, é conhecida a existência de ferros velhos que funcionam na Rua Senador Pompeu e na Rua da Gamboa, comprando todo o tipo de objeto furtado, em plena luz do dia. Em Copacabana, caminhões circulam pelo bairro e são uma espécie de ferros-velhos volantes; compram os objetos furtados e não têm ponto fixo, de forma a evitar as sanções das autoridades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vândalos picham e incendeiam estátua de Pedro Alvares Cabral, na Glória
Advertisement

44 COMENTÁRIOS

  1. Burrice é achar que assim o país vai melhorar, destruindo quem construiu isso aqui. Nossa sociedade só existe por causa desse passado de exploração e colonização, que foi um processo injusto e massacrante em vários momentos. Isso não resta dúvida. Mas a essa altura da história temos é que aprender com os erros, debater quem deve ser enaltecido (e realocar algumas obras a museus, se for o caso) e olharmos para o agora, para o que pode ser feito em termos de justiça social e políticas públicas.

  2. Lendo os comentários conseguimos entender as razões do Brasil sempre aparecer na parte de baixo de todas as tabelas no quesito leitura. Não lê, não sabe interpretar, logo não entende o que fala e escreve. E assim não possui empatia, sentimento e respeito por tudo que é sensível.
    Acredito que discussões assim só seriam produtivas se os envolvidos tivessem o mínimo de conhecimento histórico.
    Agora fica muito difícil qualquer discussão com pessoas contaminadas por livros didáticos eurocêntricos.
    Outro problema grave é tentar disfarçar seu racismo, e fica claro nos discursos, se utilizando de eufemismos rasos, pobres como desculpas de frustrações.
    Resolvam o racismo que existe em vocês e depois abram suas mentes para uma discussão saudável.

  3. Vandalismo seria uma pichação…
    No caso, eles incendiaram.
    Isso é crime ainda mais grave pelo meio empregado para destruir o bem.
    Deveria ser hediondo.

  4. Pelo amor de Deus, gentee quem realmente estudou sabe perfeitamente que a história do Brasil e do mundo, foi escrita pela escravidão, não sei pq tanto estardalhaços, pois não temos culpas se existiu a escravidão, graças à Deus ouve uma LEI ABOLINDO A ESCRAVIDÃO então estou tentando entender pq estão nos separando por cor da pele, SOMOS BRASILEIROS E VIVEMOS EM UM PAÍS MÍSTICO DE RAÇA, COR DA PELE, NÍVEL SOCIAL.
    Não temos que nos dividir, temos sim que nos unirmos para um PAÍS melhor e justo..
    Nosso PAÍS tem história e ñ devemos apaga–las e sim mostrarmos a geração FUTURA o qto evoluimos e nos unirmos..

  5. Essa gente fala como se, antes de os europeus chegarem ,isso aqui fosse um paraíso. Pois os índios se matavam e até tinha canibalismo. Onde existe o ser humano, tem disputa, interesses e tudo o mais que caracteriza a nossa espécie.

  6. POIS FIZERAM MUITO BEM!
    Ressignificar uma estátua de um dos nossos colonizadores como um passo avante a luta, é uma excelente ideia pra atentar sobre o Marco Temporal. Desrespeito é invadir terras que não são suas, escravizar quem mora nela e depois dizer que a descoberta foi feita.
    Que mais estátuas de figuras “importantes pra história” sejam queimadas e que o povo brasileiro reconheça que nossos bairros tem nomes de famílias nazistas, escravocratas e que nós homenageamos tudo que feriu nossa história.
    QUEIMA MAIS QUE TÁ POUCO.

    • O sr é um racista e um supremacista, que lida mal com a história e consigo mesmo. O sr nem descendente natural é do verdadeiro brasileiro, o “índio”, que tipos como você continuam a espoliar, a massacrar e a roubar identidade. O sr é provavelmente mais um dos milhões de descendentes do povo colonizador, de escravos ou de imigrantes. O sr com a sua postura, não é brasileiro, nasceu apenas no Brasil. Trate-se.

      • Racista, supremacista, todas estas, palavras do ideário da bolha esquerdista. São artifícios linguísticos para enganar idiotas.

        Quem divide pessoas em preto e branco são vocês, criando cotas, falando mal dos brancos, prendendo opositores pelo simples fato de o seremm opositores.

        Em um país sério, quem defende esta sua linha de pensamento, seria condenado À MORTE!

  7. Ao leitor do jornal, saiba que a Constituição de 1988 deu direito aos índios silvícolas que detinham terra ocupada na data de sua promulgação. Senão, vira zona. Índio silvícola é aquele que vive da subsistência da caça e pesca, com cultura própria e não depende do Estado nem do “homem branco” pra viver. Só tem direito quem manteve-se índio silvícola naquela data: se é índio com xorte da Adidas, usa celular, fala português, bebe cachaça e o cacique dirige picape – é cidadão que tem que ter CPF, comprar sua gleba de terra e deve pagar impostos também… como o leitor e eu pagamos!

    Já o que esses vândalos querem e não dizem com todas as letras é que se qualquer pessoa se pintar de urucum, falar esquisito e fazer duas ocas num terreno possa reivindicar a terra como área indígena para a Funai: isso levaria a reservas indígenas sem limites!!

    Com este papinho de “brancos europeus.. blablabla” esse povo só quer justificar vandalismo e pobreza. Tomem vergonha. Ao menos assumam que apoiam vândalos.

    • O mesmo que agora fazem com o “povo” brasileiro e com os verdadeiros naturais do Brasil, os índios. Vandalizam os direitos do povo brasileiro, cometem genocídio para com o mesmo, estupram mulheres e crianças, roubam a toda a hora e todos os dias, e apropriam-se à força das terras das comunidades indígenas, no fundo os verdadeiros brasileiros que já habitavam o Brasil antes de haver Brasil. Trate-se.

  8. PRECISAM LER MAIS. O QUE OS BRANCOS EUROPEU FIZERAM COM O POVO NEGRO SEQUESTRANDO, SEPARANDO FAMÍLIAS E AGREDINDO OS NEGROS PARA TRABALHAR DE GRAÇA. ARRASARAM COM O POVO INDIGENA. ESSE MOVIMENTO CHAMADO DE BANDEIRAS SERVIA PARA INVADIR E TERRAS E TENTAR ESCRAVIZAR INDIOS. A VIOLÊNCIA CONTRA NEGROS E INDIGENAS É A PROVA CONCRETA DA INSANIDADE DOS BRANCOS EUROPEUS. VOCÊS QUE CONDENAM AS PESSOAS QUE QUEIMAM ESTÁTUAS QUE RELEMBRAM A VIOLÊNCIA CONTRA OS POVOS TRADICIONAIS E ESTUPROS DE NEGRAS E INDIGENAS PELO BRANCO CRISTÃO DEVERIAM PEDIR PERDÃO A DEUS. O SEQUESTRO DE NEGROS E MATANÇA INDIGENA FOI TÃO VIOLENTO COMO O NAZISMO. FREQUENTA IGREJA? PEÇA PERDÃO A DEUS.

    • Kkkkkkkkkk ignorante!!!Vai estudar boçal!!
      Nada diferente do que essas tribos já não fizessem entre si,desde os tempos imemoriais!!!Kkkkkk e fazem até hoje ,vai tentar ler o q fizeram com os hútus,na África…
      Essas tribos não constituem nação alguma,são um emaranhado de povoados sem UNIDADE alguma!!
      O Brasil é de todos,é uma UNIDADE,e graças a Deus esses índios tem um PAÍS unido pra chamar de seu!!!

    • Dá para ver que não sabe nada de história. Povos brancos foram MUITO mais escravizados pelos islâmicos e que ensinaram os escravagistas negros com as “Idéais de jericó” da inferioridade mental do povo negro, então chegaram lá os brancos europeus com suas malditas idéias cristãs abolicionistas, e em três séculos e meio a escravidão estava abolida até mesmo na maior parte da África. Culpar os brancos pelos males dos negros é a atitude mais absurda e criminosa que se pode imaginar.

      E outra, quem vendeu os africanos para outros países, senão OS PRÓPRIOS NEGROS para ganhar ouro e prata?

      IDIOTA!

    • Dá para ver que não sabe nada de história. Povos brancos foram MUITO mais escravizados pelos islâmicos e que ensinaram os escravagistas negros com as “Idéais de jericó” da inferioridade mental do povo negro, então chegaram lá os brancos europeus com suas malditas idéias cristãs abolicionistas, e em três séculos e meio a escravidão estava abolida até mesmo na maior parte da África. Culpar os brancos pelos males dos negros é a atitude mais absurda e criminosa que se pode imaginar.

      E outra, quem vendeu os africanos para outros países, senão OS PRÓPRIOS NEGROS para ganhar ouro e prata?

      Cala a boca BURRO!

  9. Bando de analfabetos !!!
    Porque esses marginais não voltam pra Europa,ou África,se acham q não tem todo o direito de morar aqui,q são “invasores”.?…Bando de acéfalos!!!E se for indio, volta a viver pelado,e sem nenhum item q a civilização “opressora”criou?
    Nem índio de verdade(pouquíssimos,na verdade),querem voltar ao estágio de homem das cavernas!!!Kkkkk
    Não é tentando apagar a história q essa cambada de vândalos irão curar o seu recalque,sua baixa auto estima!!!
    Vão num psiquiatra se tratar e sejam felizes!!!

    • aCHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDE O QUE É INVADIR TERRA ALHEIA. LEIA SOBRE ESCRAVIDÃO. ESCRAVIDÃO SIGNIFICOU VIOLÊNCIA CONTRA FAMÍLIAS QUE FORAM SEPARADAS E ALÉM DISSO SEQUESTRADAS PARA TRABALHAR DE GRAÇA SOB VIOLÊNCIA EXTREMA. VOCÊ CONSEGUE SE SENSIBILIZAR CONTRA ISSO. NOSSOS IRMÃOS NEGROS FORAM SEQUESTRADOS E SOFRERAM VIOLÊNCIA PARA TRABALHAR PARA OS BRANCOS EMBAIXO DE PORRADA E CORRENTES NO PESCOÇO. VOCÊ CONCORDA QUE NEGRO SÓ SERVER PARA APANHAR E TRABALHAR DE GRAÇA? E OS NOSSOS ÍNDIOS QUE A CADA ANO PERDEM TERRAS PARA INVASORES DO AGRONEGÓCIO. O SERGIO REIS É UM DELES. INVADE TERRA INDIGENA PARA COLOCAR BOI.

      • Meu deus!!!Vc é muito burro!!!E berra tanto porque ?Não tô vendo nem um índio nem negro acorrentado atualmente aqui….o passado é passado e toooodas as raças foram escravas em algum momento da história…aliás,até hoje existem escravos em países governados por comunistas!!Mas esses não te interessam,não é mesmo?O q vc está fazendo pelos escravos atuais????Veja a China ,Cuba,Coreia do Norte,se mexa por esses escravos,são eles q estão acorrentados agora!!Na África tribos ainda se matam,sequestram,estupram…..
        No Brasil, índios têm tanta terra em reserva atualmente q eles são os maiores latifundiários(e pior,improdutivos),do Brasil..
        Grande parte dos índios não querem ficar no atraso…são cidadãos q merecem as comodidades da civilização…não confunda índio de verdade,com vagabundos q de índio puro,não tem é nada…já foram aculturados há 10 gerações e se misturaram com europeus e africanos…ou seja ,são tão índios qto eu,vc ou qq outro brasileiro…e tem os mesmos deveres…
        Essa cambada fantasiada de índio quer é terras a perder de vista,pra vender pra qq um q aparecer…interesses estrangeiros, inclusive…
        Antes de berrar,procure estudar mais…leia a história tumultuada de países africanos q perdura até hoje….
        Choramingar por um passado distante é ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO!!!
        VÊ SE SE MEXE PELOS ESCRAVOS CHINESES AGORA,OU ELES NÃO SÃO SERES HUMANOS TBM?

  10. O mínimo era ter arrancado da base e jogado no lixo junto com o diário do rio super tendencionalista pró milícia, pró genocida! É só ler o título e o conteúdo dessa pauta, se é q pode chamar isso de pauta.

    • Vc deve ser um ser muito superior mesmo que apoia os governos corruptos que através de desvio do dinheiro publico matou muito mais gente ao longo dos últimos anos.

  11. O nome disso não é vandalismo, é reparação histórica. Pedro Álvares Cabral nunca descobriu o Brasil, ele invadiu a terra que já era de outros povos, os enganou, matou, roubou e saqueou. Chega de eurocentrismo nos livros de história. A história tem que ser contada como foi e não fantasiando heróis brancos hetéros cristãos.

  12. Os esquerdistas brasileiros morrem de amores pelo vandalismo como forma de ação (embora que eles chamem de outra coisa, pois não gostam de assumir o que fazem). Estão importando o que há de pior da new left americana. Só importam questões que não se encaixam bem para o Brasil e acham que estão abafando, na crista da onda.

    E nós aqui, cariocas e fluminenses, num estado falido com diversos problemas e ganhando mais este problema: a depredação por criminosos políticos, que só nos trazem mais desordem urbana e pobreza. Em 2022, fique esperto!

    • Apoiado amigo. É isso mesmo.. Socialismo aqui no Brasil nunca deu certo. Estamos faz 40 anos com esse discurso falso que o Estado vai resolver tudo mais que na realidade faz o povo se afundar cada vez mais em todas as esferas.

  13. Vandalismo é o que é feito ao longo dos séculos com os Povos Originários. Pena terem só pichado, deveriam é arrancar esta porcaria.

    • Nunca têm a coragem de dizer que é vandalismo: chama de qualquer coisa pra escapar das consequências, foge do assunto… A simples existência de alguém defendendo vandalismo mostra o porquê do RJ estar em decadência. A decadência começa moral na podridão dessa gente, depois se manifesta materialmente na cidade.

      • Homenagear racistas, genocidas, estripador, parece ser falta de conhecimento histórico das pessoas que se prestam a isso. Seria ser conivente com tais atos, coisa que está sendo comum em nossos dias. POR QUE?

  14. Descobridor? Pelamor de Deus! Vandalismo é o que vem sendo feito com indígenas e suas terras desde 1500! Vandalismo é a catequização forçada e em massa que ocorre até os dias hoje! Vandalismo é um presidente que fala “E daí?” Qnd questionado sobre as mortes durante a pandemia. PEDRO ALVARES CABRAL NÃO MERECE (E NEM CARECE) DE HOMENAGEM. Façam faculdades, façam escolas, hospitais, quem tem que ser homenageado é o brasileiro, por sobreviver tanto tempo nessa miséria.

    Marco temporal é genocídio, é vandalismo!

  15. Obra de “militantes”, ou seja, em sua esmagadora maioria jovens de classe média/alta – criados desde o berço no conforto e nas amenidades que só o “capitalismo opressor genocida” é capaz de oferecer – que procuram na ideologia barata e no vandalismo uma fantasia para suprir suas vidas vazias e errantes. Nem vou entrar no mérito da discussão histórica…

  16. Isso é o reflexo de nossa sociedade. Os jovens perderam o respeito pela nossa memória. Com certeza isso é político. Incentivado por aquele que quer o quanto pior melhor.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui