Vantagens de ter e utilizar Bitcoin

O principal benefício de possuir e usar esta moeda virtual é a ausência de uma autoridade central, proprietário da empresa ou processador de pagamento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de Petre Barlea por Pixabay

A bitcoin e outras moedas eletrônicas são relativamente novas para a maioria das pessoas. No entanto, algumas pessoas têm comprado e utilizado Bitcoin desde 2009. O principal benefício de possuir e usar esta moeda virtual é a ausência de uma autoridade central, proprietário da empresa ou processador de pagamento. As pessoas compram Bitcoin em plataformas de criptomoedas como a Bitsoft360 utilizando  dinheiro fiduciário como os dólares americanos, o euro e a libra esterlina.

O ideal é que esta moeda digital utilize uma rede em blockchain e compreenda muitos computadores ou nós. Estes nós validam as transações antes de adicioná-las a um livro-razão transparente e público. Assim, os proprietários ou usuários de Bitcoin fazem transações diretamente sem intermediários, como prestadores de serviços financeiros. E este sistema oferece os seguintes benefícios aos proprietários ou usuários de Bitcoin.

Proteção contra a inflação

A inflação é a principal razão pela qual muitas moedas fiduciárias perdem valor com o tempo. Na maioria dos casos, os governos causam inflação ao cunhar mais dinheiro fiduciário. Infelizmente, os consumidores ou usuários convencionais de dinheiro sentem mais o impacto da inflação.

Advertisement

Satoshi Nakamoto lançou a Bitcoin com um protocolo que limita sua oferta máxima em 21 milhões de tokens. O ideal é que o mundo não possa ter mais do que esta quantidade de Bitcoins. O arquivo de computador ASCII especifica estritamente esta quantidade, o que significa que os mineiros não podem gerar mais do que 21 milhões de moedas digitais.

Portanto, o valor da Bitcoin continua aumentando à medida que a demanda por mais moedas aumenta. O limite de fornecimento de moedas Bitcoin evita essencialmente a inflação, uma vez que nenhuma entidade pode manipular sua produção.

Rede auto-gerenciada e auto-governada

Outra vantagem de possuir e usar Bitcoin é sua automanutenção e governança. Os mineiros validam e armazenam os detalhes da transação Bitcoin na blockchain. Estes desenvolvedores ou mineiros recebem um presente em novos tokens por seu trabalho.

Portanto, os mineiros têm como objetivo validar ou confirmar mais transações para receber a recompensa. Conhecido como mineração Bitcoin, este processo mantém registros atualizados e precisos das transações. E isto mantém a integridade e a descentralização desta moeda virtual.

Transações com boa relação custo-benefício

Embora algumas pessoas utilizem a Bitcoin como um ativo, esta é um meio de troca econômico. Hoje, a maioria das pessoas utiliza esta moeda virtual para transações transfronteiriças. Como esta moeda eletrônica não precisa de intermediários, as taxas de transação são mais baixas do que as pessoas pagam com métodos de pagamento convencionais.

Além disso, as transações Bitcoin são comparativamente mais rápidas. Assim, a Bitcoin facilita transações mais rápidas, baratas e seguras.

Câmbio de moeda sem problemas

Ao utilizar moedas fiduciárias para transações internacionais, as partes envolvidas incorrem em perdas ao trocar dinheiro. Por outro lado, o valor desta moeda eletrônica permanece o mesmo em qualquer parte do mundo. Somente o tempo pode causar variação de valor devido à volatilidade da Bitcoin. 

Diferentes plataformas e carteiras de criptomoedas permitem aos usuários de Bitcoin convertê-lo em dinheiro ou outras criptomoedas. Muitas pessoas utilizam estas plataformas digitais para negociar Bitcoin para obter lucros, pagando taxas de transação baixas.

Transações privadas e seguras

Ninguém lhe pedirá que forneça seu nome, endereço, número de segurança social ou qualquer outra informação de identificação pessoal ao fazer transações com Bitcoin. A chave pública de sua carteira de criptomoedas é tudo o que uma pessoa precisa para lhe enviar fundos. E enviar-lhes dinheiro requer a chave privada de sua carteira Bitcoin.

O livro-razão da blockchain de Bitcoin utiliza quebra-cabeças matemáticos e criptografia. E estas tecnologias tornam a criptomoeda mais segura do que a maioria das transações convencionais e eletrônicas. Essencialmente, a Bitcoin é melhor para a privacidade e segurança do que a maioria dos métodos tradicionais de pagamento.

Conclusão

Além de utilizar a Bitcoin para fazer transações diárias, você pode utilizá-la como um investimento. A indústria das criptomoedas tem apresentado um crescimento exponencial ao longo dos anos. As pessoas que compraram e mantiveram as Bitcoins em suas carteiras há uma década podem vender suas participações a preços muito mais altos do que elas gastaram em suas compras. Além disso, a Bitcoin como investimento é uma opção adequada para diversificação de portfólio no mundo digital atual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vantagens de ter e utilizar Bitcoin
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui