Vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas

As criptomoedas continuam a ser algo relativamente recente e, como tal, ainda existe bastante desconhecimento sobre o assunto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Marta Branco no Pexels

Apesar de ser uma das grandes tendências da atualidade e de terem mudado para sempre o mundo do dinheiro, as criptomoedas continuam a ser algo relativamente recente e, como tal, ainda existe bastante desconhecimento sobre o assunto. E, na maioria das vezes, não é fácil para quem quer descobrir mais sobre o assunto e saber por onde começar.

Para além do muito palavreado técnico e muita informação técnica sobre questões tecnológicas, existe também muita informação sobre as criptomoedas, o que faz com que seja algo difícil começar a investir neste sector. O primeiro passo a dar para entrar no mundo das moedas digitais passa então por procurar informar-se o máximo possível sobre o que é este novo tipo de dinheiro, para que serve e como funciona. E nós damos-lhe uma ajuda, ao apresentar as principais vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas.

AS VANTAGENS

pexels rodnae productions 8370378 Vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas
Foto de RODNAE Productions no Pexels

O principal benefício de investir atualmente em criptomoedas prende-se naturalmente com os altos lucros que pode possibilitar. Afinal de contas, a Bitcoin – a mais popular de todas as moedas digitais – atingiu este ano o seu máximo histórico, depois do magnata Elon Musk ter investido vários milhões de dólares na sua aquisição. Além disso, os números são claros: só nos últimos cinco anos, o mercado das criptomoedas registou um crescimento de 131 por cento.

Além disso, investir em criptomoedas permite diversificar a carteira de ativos, já que existem cada vez mais moedas digitais no mercado. Esse aumento da oferta prende-se naturalmente com o aumento da demanda, num comportamento típico do mercado consumista. E as novas tecnologias permitem ajudar neste investimento, já que existem cada vez mais ferramentas digitais desenhadas para auxiliar os investidores nas suas estratégias e decisões. É o caso do Immediate Edge, por exemplo, uma aplicação de inteligência artificial que analisa os mercados e fornece as melhores informações tendo em vista o lucro.

Advertisement

Finalmente, o facto das criptomoedas serem descentralizadas e totalmente privadas, permitem-lhe negociar em segurança e de forma anónima. Essas vantagens têm-na tornado cada vez mais popular, levando a um aumento da sua aceitação junto de sites e empresas. São cada vez mais aqueles que passaram a aceitar pagamentos com moeda digital, aumentando assim a sua credibilidade de forma automática, o que leva a um consequente aumento generalizado da sua utilização.

AS DESVANTAGENS

pexels crypto crow 1447418 Vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas
Foto de Crypto Crow no Pexels

Como praticamente tudo na vida, além dos benefícios, as criptomoedas também têm algumas desvantagens. O truque para o sucesso passa então por analisar ambos e pesar os prós e contras, cabendo a cada um tirar as suas próprias conclusões, de acordo com as suas reais necessidades e os seus objetivos, tanto a curto como a longo prazo.

Assim, a principal desvantagem das moedas digitais prende-se com a sua enorme volatilidade, que pode levar a grandes ganhos, mas também a enormes perdas. Apesar de estar a salvo da inflação, as criptomoedas respondem à relação entre a oferta e a demanda, o que pode levar a crescimentos ou quebras inesperadas em curtos períodos.

A outra grande desvantagem prende-se com a falta de regulação do sector. Se por um lado essa descentralização permite uma maior segurança e privacidade, por outro lado isso leva também ao surgimento de muitas tentativas de fraudes. Além disso, o anonimato no uso de criptomoedas faz desta o veículo perfeito para financiar atividades duvidosas, como o terrorismo internacional ou o tráfico de armas ou de drogas, por exemplo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui