Varíola dos Macacos: Anvisa aprova vacina e remédio contra a doença

O imunizante é produzido na Dinamarca e Alemanha, e pode ser usada em adultos de 18 anos ou mais; a autorização tem validade de 6 meses, mas pode ser revogada antes pela Agência de Vigilância Sanitária

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na quinta-feira, (25/08), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação do uso do remédio Tecovirimat e das vacinas Jynneos e Imvanez contra a Varíola dos Macacos. A decisão da Diretoria Colegiada, por unanimidade, foi definida a partir da solicitação do Ministério da Saúde.

A vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (Europa), que apesar de ser o mesmo produto, possui nomes diferentes nos Estados Unidos e na Europa. A dispensa temporária foi dada somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa.

Veja as duas autorizações da Anvisa:

Tecovirimat: concentração de 200 mg, na forma farmacêutica cápsula dura, uso oral, prazo de validade de 84 meses e indicado para o tratamento de doenças causadas por Ortopoxvírus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.

Advertisement

Vacina Jynneos/Imvanex: imunizante da empresa Bavarian Nordic A/S é fabricado na Dinamarca e Alemanha. Vacina é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada entre -60 a -40°C.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o imunizante já está aprovado nos Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

Rio de Janeiro e transmissão

O Ministério da Saúde confirmou, na última quarta-feira, (24/08), que o Rio de Janeiro possui 508 casos confirmados da varíola.

E para se proteger da contaminação é ideal a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel. No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis, informa o Butantan.

Para saber mais sobre a doença leia à matéria do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Varíola dos Macacos: Anvisa aprova vacina e remédio contra a doença
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui