Os trabalhos de restauro e arborização da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, tiveram continuidade na madrugada desta quinta-feira (26/08). As ações do projeto paisagístico preveem a requalificação dos 32 grandes vasos de ferro fundido, pesando 600kg cada um, que ficam distribuídos ao longo do trecho. Ao todo, 15 peças foram içadas por um caminhões reboques e encaminhadas para um processo de revitalização.
Todos os vasos irão receber serviços de conservação, jardinagem e plantios de espécies arbustivas e de forração. O projeto, realizado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Subprefeitura do Centro.
Conforme o cronograma, desenvolvido pela Gerência de Praças da FPJ, após a realização dos serviços de poda e de remoção, os vasos passarão por um processo de limpeza, lixamento, aplicação de zarcão (composto químico anti-ferrugem) e pintura. Os plantios serão realizados no local, após o reposicionamento das peças ao longo da avenida.
Os 15 vasos de fundição artística que estão sendo recuperados, serão reposicionados próximos à Candelária e aos edifícios mais antigos da Avenida Rio Branco. Outras 17 peças em concreto também serão revitalizadas e distribuídas no canteiro central da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Rua Uruguaiana e a Biblioteca Parque.
Conserto das calçadas
Devido ao peso das peças, os vasos de ferro fundido provocaram o afundamento das calçadas onde estavam instalados. Em razão disso, uma equipe de calceteiros da Seconserva está trabalhando nesses locais para a restauração de trechos de pedra portuguesa.
Paisagismo
Após a remoção de oito árvores que cresceram e atingiram porte inapropriado para a capacidade dos vasos, o projeto paisagístico também prevê o plantio de mudas de forração e de 32 espécies arbustivas. Foram escolhidas plantas resistentes a altas temperaturas.
O projeto conta ainda com o apoio da CET-Rio e da Guarda Municipal. Os trabalhos irão acontecer sempre à noite, das 22h às 4h, para não prejudicar o fluxo de veículos e de pedestres na região.