Em sua primeira edição, em 2022, Vassouras presenteou o estado fluminense com o despertar de um novo evento. O Festival de Cinema de Vassouras, idealizado pelos irmãos Saglia, entregou uma programação aconchegante e especial ao Vale do Café. Entre os dias 16 e 24 de junho, o festival terá a sua segunda edição e repetirá a dose do ano anterior, mas com muitas novidades.
O tradicional tapete vermelho, dos mais importantes festivais, conduzirá cineastas, atores, atrizes e os profissionais do audiovisual para as mostras competitivas. O principal prêmio do festival, Grão de Ouro, conta com a votação de júri especializado com nomes relevantes no setor audiovisual. O grande vencedor da primeira edição foi “Ela e Eu”, de Gustavo Rosa de Moura.
O Festival de Cinema de Vassouras teve 492 inscrições de filmes para essa edição. Até o momento, foram divulgados alguns títulos de mostras competitivas.
Curtas-metragens Regionais
- A Arte Singular do Vale do Café, da cidade de Conservatória
- Talvez Eu Estivesse Errado, da cidade de Vassouras
- Crioula, da cidade de Vassouras
- Um Café Para Chamar de Seu, da cidade de Pinheiral
- Alice Através da Tela, da cidade de Paulo de Frontin
- Os Esquecidos, da cidade de Valença
Curtas-metragens de Documentário
- Cinema é Drops, da cidade de Petrópolis
- Sob(re) a Pele, de São Paulo
- Memórias do Fogo, do Espírito Santo
- Madrugada, do Rio Grande do Sul
- Areia, Memória e Cinema, da Paraíba
- Preciso Falar sobre ELA, da Bahia
- Cabocolino, de Pernambuco
Curtas-metragens brasileiros de ficção
- Teatro das Máscaras, do Rio de Janeiro
- A Morte do Funcionário, do Paraná
- Manual da Pós-Verdade, do Distrito Federal
- Filha da Mãe D’Água, do Amazonas
- Ventos do Verão, de Roraima
- Com Amor, Andrade, de Minas Gerais
- DEHATSI – Eu Era Outro Lugar, de São Paulo
Neste ano, o festival homenageará ainda um grande nome do cinema nacional com o Troféu Paulo José. Em 2022, a homenagem foi endereçada à Carlos Vereza. Por outro lado, o Troféu Severino Sombra destina um prêmio a empresários e figuras públicas que incentivam a propagação da cultura no Rio de Janeiro e no Brasil.
Cinema que abraça Vassouras
Jane Saglia, diretora executiva e curadora do evento, conta que além de fomentar o turismo e a cultura no centro-sul fluminense, o evento abre espaço para a mão de obra local. O Festival promoverá um concurso de “vitrines temáticas”, onde os lojistas vão decorar suas lojas com temas de cinema. Além disso, assim como em 2022, os restaurantes foram incentivados a preparar menus inspirados em filmes para que todos os visitantes e os moradores locais experimentem algo diferente.
“Entendemos que ninguém melhor que os moradores da região para estarem conosco nessa jornada. O Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, pretende seguir promovendo intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras”, explicou.