Vaticano aprova processo de beatificação de Dom Hélder Câmara, ex-bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Processo ocorre desde 2015; Dom Hélder Câmara é um dos principais nomes do catolicismo brasileiro de todos os tempos

Dom Hélder Câmara - Foto: Reprodução

O processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara, ex-bispo auxiliar do Rio de Janeiro, falecido em 1999 aos 90 anos de idade, teve um grande avanço na última terça-feira (15/11).

De acordo com Dom Antônio Fernando Saburido, atual arcebispo de Olinda e Recife, cargo ocupado por Hélder entre 1964 e 1985, o Vaticano, sede mundial da Igreja Católica, aprovou a ideia.

”O vice-postulador da causa de Dom Hélder Câmara, frei Jociel Gomes, comunica que foi emitido hoje, em Roma, o decreto de validade jurídica do processo, reconhecendo que todos os atos e toda a documentação feita à arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério para a Causa dos Santos”, disse Dom Antônio.

Nascido em Fortaleza, capital do Ceará, em 07 de fevereiro de 1909, Hélder Pessoa Câmara é um dos principais nomes do catolicismo nacional de todos os tempos, sendo um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Combatente à ditadura ocorrida no país justamente no período em que comandou a Igreja Católica nas duas cidades pernambucanas, Dom Hélder foi um grande defensor dos direitos humanos, denunciando violações ocorridas durante a imposição do regime militar brasileiro.

Em 2015, ou seja, 16 anos após sua morte, foi aberto o processo de beatificação e canonização. Com aval do Vaticano, Câmara recebeu o título de Servo de Deus, o primeiro na escala até se tornar santo.

Hélder e o Rio

No Rio de Janeiro, além de ocupar o cargo de bispo auxiliar entre 1952 e 1964, antes de ser transferido para Pernambuco, foi o autor da ideia de construção da Cruzada São Sebastião, popular conjunto habitacional localizado no Leblon, tradicional bairro de classe alta da capital fluminense. Inaugurado em outubro de 1955, o local serviu como uma espécie de ”plano piloto” para a criação de outros condomínios similares no país.

Paralelamente, deu nome a uma das principais vias da Zona Norte carioca. A Avenida Dom Hélder Câmara, antiga Suburbana, tem cerca de 11km de extensão e liga os bairros de Benfica e Cascadura, passando por Jacarezinho, Manguinhos, Maria da Graça, Del Castilho, Cachambi, Engenho de Dentro, Pilares, Abolição, Piedade e Quintino Bocaiúva.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui