A manhã desta terça-feira (05/09) foi marcada pelo pontapé inicial para às obras do Parque Piedade, equipamento que ocupará a área do antigo campus da Universidade Gama Filho, na Zona Norte do Rio, abandonado após a falência da instituição em 2014. As intervenções começaram com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno. Mas você já imaginou como ficará o novo complexo?
O Parque Piedade será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. Os investimentos da Prefeitura do Rio com a obra são de cerca de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão das obras é de 15 meses. A desapropriação dos prédios foi calculada em R$ 47 milhões, que estão sendo depositados em juízo.
O projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura prevê áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional, em parceria com a Fecomércio RJ. Um espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol serão construídos para os frequentadores. Além disso, contará com pista de skate, parque infantil, uma área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.
O complexo terá como inspiração o Parque Madureira. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.
“Existe todo um lado sentimental da Gama Filho e o que ela representou para gerações de cariocas e pessoas de fora do Rio que se formaram aqui. Infelizmente a universidade deixou de existir e isso virou um ponto de degradação, sacrificando a população dessa região da Zona Norte. Então, optamos por um parque, algo que a população possa frequentar. E o sistema Fecomércio vai ter uma unidade do Senac para esportes e educação. Vamos devolver a dignidade ao povo da Piedade e da Zona Norte. Importante que a população entenda que esse espaço é dela e que traga para si a responsabilidade de cuidar. O Parque Madureira é um grande exemplo, ele mudou a realidade daquela região da cidade“, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Morador de piedade a mais de 49 anos.. Hoje eu vejo oq realmente está acontecendo na rua Xavier dos pássaros e nas outras ruas por causa do parque de Piedade.
Sabemos q vão melhorar e muito as rua.
Sendo que estão trocando as manilhas da rua. Sendo assim está tudo empurrados carros ficam atolando nas lamas( creio q isso é passageiro posi vai ficar bem essa rua asfaltada.
O parque vai dar uma visibilidade maior em vários quesitos..
Vai trazer muitas pessoas para conhecer o Parque. Vamos ter áreas de lazer.
Oq está me preocupado e a os prédios da odontologia e da engenharia, que já tem famílias morando nesses locais.
Fico aguardando mais informações desse projeto do parque.
Sim,eu vi tem familias lá dentro até botaram portas ? a prefeitura não ? fez nada quanto a isso,tristemente dizendo que o prédio é particular omissão total da prefeitura terrível e lamentável.
Eu estudei nessa faculdade,fui pra Estácio,fico chateado pela morte da faculdade,mas feliz pelo surgimento do parque.
Rio de Janeiro perdeu uma faculdade e ganhou um parque. Povo ignorante é um povo feliz. Ainda mais felizes estarão os responsáveis por mais uma obra super faturada, garantindo assim uma grande aposentadoria milionária para a gestão atual.
Meu Deus como o poder público mata a população. Local hoje virando parque já foi referência na saude do carioca tanti no aprendizado (Universidade) como na cura pois era tambem um local de consulta e intervenções (Hospital). A população morrendo por falta de assistencia médica e a Prefeitura e seus parceiros preocupados em lazer. Pergunta, como população encara lazer já que não tem saúde?
Estamos prestes a ter mais uma eleição para um novo prefeito para o Rio de Janeiro. Mais uma eleição para prometer, iludir e não cumprir! Já estamos decepcionados.
Talvez fosse o caso de dizer como PROVAVELMENTE FICARÁ; tá na hr de a Imprensa deixar de ser fonte de propaganda do governo.
Parece muito bom, mas vamos aguardar e ver se vai se concretizar.
Nos tempos do SC e do pretérito Dudu a ymprença alardeou o tal legado olímpico. Cadê!? Tem coisa que até hj não acabou.